Um dia após a magnífica prestação dos Deputados da Serafim Leite, do Ensino Básico, em Ovar, chegava a Sessão do Ensino Secundário que teve lugar no Auditório da Escola Secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, que acolheu 64 deputados efetivos e 32 suplentes.
Os Deputados Miguel Lopes (1.º efetivo), Cristina Furtado (2.ª efetiva) e Ana Rita Silva (suplente) apresentaram-se na assembleia com o intuito de debaterem o tema eleito para esta edição, "Crise Demográfica: Emigração, Natalidade e Envelhecimento", representando, empenhada e seriamente, a Serafim Leite. Bastante otimistas, os nossos Deputados posicionaram-se no local específico para a Serafim, o 24.º lugar, tal como no dia anterior, num total de 32 escolas de todo o distrito de Aveiro, após a devida receção.
De seguida, apesar de alguns atrasos, teve lugar a abertura da Sessão Distrital, a cargo do Presidente de Mesa, Joaquim Nolasco, salientando-se, também, o facto de fazer parte da Mesa da Presidência, assumindo o cargo de Secretário, o representante serafinense, Miguel Santos (12.ºA), de quem muito nos orgulhámos, ao longo da sessão, pelo lugar alcançado e pelo seu desempenho exemplar.
Após ter dado início à sessão parlamentar, o Presidente passou a palavra aos convidados (membros da DGEstE-Centro e do IPDJ, o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e a Deputada da Assembleia da República, a Dr.ª Carla Rodrigues, do PSD). Esta última permaneceu na Mesa a fim de, em 30 minutos, responder às questões levantadas pelas diferentes escolas, versando temas distintos. No caso da Serafim Leite, esta tarefa esteve a cargo da Deputada Cristina Furtado.
Após as questões, o Presidente apresentou, a toda a assembleia, uma nova etapa: o Debate na Generalidade. Assim, em primeiro lugar, os elementos de cada escola subiram ao palco com o intuito de divulgarem o respetivo Projeto de Recomendação, o mais votado nas suas escolas, aquando da Sessão Escolar. Deste modo, cumprimentando todos os presentes, os deputados serafinenses (Ana Rita Silva e Miguel Lopes) desvendaram os segredos do projeto da Serafim Leite que, numa fase posterior, foi sendo sobejamente elogiado pela assembleia, no Debate na Generalidade, na voz dos ilustres Deputados.
Ao longo do debate, a Serafim Leite cumpriu o seu papel pedindo esclarecimentos, duvidando de certas medidas, atacando outras e, como sérios Deputados, elogiando, uma vez que o mais importante era, sem dúvida, eleger o melhor Projeto de Recomendação. O protótipo serafino suscitou apenas dúvidas na nossa 2.ª medida (mais tarde, curiosamente, a mais votada), relativa aos Cartões de Débito, mas, em contrapartida, recebeu, igualmente, imensos elogios.
A sessão foi encerrada, momentaneamente, uma vez que nos esperava uma excelente refeição proporcionada pela ESFC, até porque a hora era já tardia...
Após o merecido repasto e o convívio obrigatório chegara a hora da votação na generalidade com o intuito de se apurar o projeto-base. Após este ato, concluiu-se que aquele que reunia o maior número de votos era o do Colégio de Santa Maria de Lamas, com 42 votos, ao passo que o da Serafim Leite alcançou 37 votos.
Formaram-se as comissões e, como esperado, o Deputado Miguel Lopes foi eleito porta-voz da 4.ª Comissão, desempenhando, com excelência, um novo cargo, conseguindo, assim, alcançar uma das metas da Serafim: integrar uma das medidas serafinas no projeto final.
Constituído o Projeto de Recomendação do Círculo Eleitoral de Aveiro, o Presidente anunciou que chegara o momento das eleições: quais seriam as 5 escolas eleitas que "mereciam" representar o nosso distrito? Estaria o bom senso, novamente, a prevalecer? Infelizmente, apesar de todo o esforço e empenho, não conseguimos alcançar o resultado esperado contra todas as expectativas. No entanto, o nosso aplauso a todos os que participaram neste projeto!
Por fim, teve lugar a votação para o Porta-Voz da Sessão Nacional e foi, ainda, divulgado o tema, proposto pelo distrito, para a próxima edição do "Parlamento dos Jovens". E, cumpridos todos os passos, o Presidente deu por encerrada a Sessão.
Apesar do resultado, orgulhem-se, sempre, da vossa notável prestação e de pertencerem à Serafim, nome que tão bem têm sabido propagar, ao longo destes anos...
O nosso agrupamento foi, mais uma vez, excelentemente, representado e todos deveríamos ter orgulho nos nossos alunos e Coordenadoras que realizaram, mais uma vez, um admirável trabalho. Parabéns!
Andreia Rocha (12.ºA)