O mundo da Política entrou, de uma forma surpreendente, na Serafim Leite cujos alunos se envolvem, cada vez mais, no projeto nacional "Parlamento dos Jovens", somando vitórias atrás de vitórias.

No dia 17 de março de 2014, teve lugar a Sessão Distrital do Ensino Básico, no Centro de Arte em Ovar, desenvolvendo-se o tema: "Drogas: evitar e enfrentar as dependências".

A representar o nosso agrupamento de ensino, conforme ditaram os resultados da Sessão Escolar, os deputados Luís Neves (1º efectivo – 9.ºC), Dário Mendes (2º efectivo – 8.º C) e Rui Sousa (suplente - 9.º C).

Controlando o nervosismo, entrámos no auditório parlamentar com o pé direito, Deputados, Coordenadoras (Angelina Salgueiro e Dina Sarabando) e Repórter (Andreia Rocha), desejando, acima de tudo, revelar todo o trabalho empreendido em torno do nosso e dos restantes Projetos de Recomendação.

De todo o distrito de Aveiro, marcaram presença, neste auditório ovarense, 29 escolas (58 deputados efetivos e 29 suplentes), estando ao nosso dispor o 24.º assento. E, após a receção aos convidados e participantes, a cerimónia de abertura e o momento musical, a cargo do Agrupamento de Escolas de Ovar (alunos do ensino articulado) e do Orfeão, conjuntamente com figuras locais e representantes de organismos em prol da educação, chegou o período de perguntas dirigidas ao Deputado Raúl Almeida, ficando encarregue desta missão o nosso Deputado Rui Sousa.

E, depressa, chegou um dos momentos mais esperados da importante sessão: o Debate na Generalidade. A primeira fase consistiu na apresentação do Projeto de Recomendação serafinense, tendo sido realizado pelos nossos deputados efetivos, Luís Neves e Dário Mendes, criteriosamente, a todos os presentes. Pedimos, seguidamente, esclarecimentos sobre determinadas medidas, questionámos outras, recebendo o Projeto de Recomendação da Serafim apenas grandes elogios e aplausos pelo trabalho e empenho empreendidos.

E, após a saudável refeição, na cantina do agrupamento hospitaleiro, chegou o primeiro momento de votação inerente ao projeto-base, aquele que iria ser modificado, no Debate na Especialidade, de modo a tomar a forma final do Projeto de Recomendação, o qual representaria o ilustre Círculo Eleitoral de Aveiro, a ser defendido, posteriormente, nos dias 5 e 6 de maio, nos "palcos" da Assembleia da República Assim o Projeto de Recomendação da Serafim Leite ficou em 2.º lugar, com 48 votos, tendo saído vencedor o da Escola de Eixo.

Entretanto, o relógio anunciava que chegara a hora do segundo período de trabalhos. Escolhido o projeto-base, formaram-se as comissões de trabalho, tendo os Deputados da Serafim Leite permanecido na 3.ª comissão e alcançado, meritoriamente, uma vitória: o Deputado Luís Neves foi eleito porta-voz da referida comissão, realizando um excelente trabalho.

As vitórias continuavam e a Serafim Leite cintilava!... Grandes etapas tinham já sido concretizadas, mas faltava aquela que nos causou um grande aperto: a seleção das 5 melhores escolas que representariam o Distrito de Aveiro, na Sessão Nacional. Bastava continuar a acreditar!...

Mais uma vez, a Serafim Leite foi eleita como a única escola sanjoanense a representar Aveiro e a melhor escola, elegida pela assembleia, a representar o Circulo Eleitoral de Aveiro, no Ensino Básico.

Após a comunicação dos resultados, a eleição do porta-voz do Círculo Eleitoral de Aveiro e a designação do tema proposto para a próxima edição, "Pedofilia", deu-se por encerrada a Sessão.

Parabéns aos nossos Deputados e às nossas Coordenadoras que bem o merecem!

Andreia Rocha (12.º A)

 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL