Às 8.45 do dia 25 de Novembro,o autocarro partia da frente da Escola, em direcção ao Porto. Lá dentro, 27 aventureiros, 24 deles alunos e três professoras, rumavam à Europa, mais concretamente a Estrasburgo, para representarem a nossa Escola no Concurso Euroscola que se realiza no âmbito das actividades do Parlamento Europeu. A história desta viagem é contada em pormenor pela Profª Dina Sarabando noutra notícia deste jornal. Ao longo destes quatro dias, procuraremos manter aqui notícias actualizadas da aventura.

Estas são as primeiras fotos chegadas à Redacção do "Agora Nós", enviadas pelo nosso repórter Carlos Pinho (11ºC). Juntamos igualmente uma mensagem da Profª Paula Gaio, que recuperámos como notícia (IV), e uma notícia (III), dando nota do primeiro dia de viagem. Os textos I e II são igualmente referentes ao primeiro dia. Durante a próxima semana,contamos publicar relatos mais pormenorizados desta magnífica aventura em Estrasburgo.

http://www.boncko.it&tilt=3" width="500" height="400" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always" align="r">

IV - MENSAGEM DE ÚLTIMA HORA

20.47h, 27 de Novembro

Desculpa enviarmos só agora a noticia, mas houve muitos imprevistos com o acesso à internet.

Ontem, no Parlamento, todos foram unânimes em considerar que foi espectacular. O Henrique conseguiu ser eleito presidentee teve oportunidade de intervir muito, perante todo o parlamento, que estava repleto. Ele foi então o porta voz de um grupo e foi um dos 6 presidentes que defenderam as medidas apresentadas, no que concerne ao tema politica de emprego.

Hoje de manhã tivemos a sorte de ser acompanhados por um estudante de 29 anos que é franco-português e que trabalha no Parlamento. Ele serviu de nosso guia e ajudou-nos imenso a conhecer os pontos mais importantes da cidade.

Agora vamos aproveitar o resto da noite, pois temos que estar aqui na recepção do hotel às 5 da manhã, para apanharmos o TGV às 6h20.

Abraço apertado.

Paula

PS - Cai uma neve linda linda e a cidade está super-animada, como o S. João no Porto.

III - Notícias fres…fres…quinhas! - Paris à vista, Estrasburgo nem por isso!

25/11 - À noite

A comitiva da “Serafim” partiu da escola por volta das 8.30, irradiando alegria, mas já com algumas saudades bem visíveis, sobretudo nos rostos daqueles que nos viam partir.

A viagem até ao aeroporto correu sem precalços. Antes dos preparativos do voo, aproveitámos para almoçar, “enganando o estômago”. Já com o check in realizado, o restante tempo foi passado a apreciar os inúmeros produtos que se encontravam em exposição e à venda. Os alunos Henrique Apolinário, Flávia Pascoal e Sofia Silva presentearam-nos com a interpretação de variadas peças musicais ao piano, de cauda, no aeroporto Sá Carneiro.  A Daniela Rebelo e a Flávia Pascoal, acompanhadas ao piano por António Carneiro, mostraram os seus dotes vocais, entoando o  “Imagine”, pondo os passageiros em trânsito de boca aberta!

E chegou a hora do embarque. Os 27 Serafins encheram o espaço aéreo. A viagem, com algumas turbulências pelo meio, correu satisfatoriamente e 10 alunos conheceram o gosto de andar, pela primeira vez, de avião.

E chegámos, então, ao aeroporto de Charles de Gaulle, à hora prevista, sentindo, já, o frio francês. Mas nada desanimava esta gente de São João da Madeira que, por todos os lados, dava o ar da sua graça.

Depois de verificarmos o horário do TGV, que nos conduziria de Paris a Estrasburgo, dividimo-nos em dois grupos e fomos lanchar ao McDonald’s e à Pains a la Ligne Eté.

Às 19.05, de “barriguinha cheia”, dirigimo-nos para a plataforma à espera do TGV. Já acomodados nas devidas carruagens, surgiu uma inesperada notícia: um suicídio na nossa linha que nos impediria de seguir, por enquanto, a viagem.

E é neste momento do “filme” da nossa aventura que nos encontramos. Mais devagar do que seria habitual, mas aqui vamos nós a caminho de Estrasburgo, ansiando pelo hotel que nos acolherá nestas frias noites francesas. E frio é o que não falta por estes lados!... Até já neva!

Até amanhã.

II - Mensagem enviada do Aeroporto Sá Carneiro

25/11/2010 - 10.30

Ja chegámos ao Aeroporto do Porto, e estamos à espera do aviao, ja tirei algumas fotos da viagem e vou ver se tiro agora algumas da nossa espera pelo avião.

Neste momento nao consigo enviar as fotos, porque a rede wireless do aeroporto paga-se, e então estou aqui num computador público de que o aeroporto dispõe para os seus clientes, e infelizmente estes computadores nao tem entrada para ligar cartões de memória, nem entradas USB. Assim que puder envio.

Boa tarde, em breve volto a mandar outro mail.

P.S.: A viagem correu sem qualquer problema.

P.S.2: Peço desculpa pela falta de acentos, mas estes computadores estão com um teclado português em idioma inglês, por isso as teclas estão trocadas!

Carlos Pinho

(Estás perdoado, Carlos. O "Agora Nós" encarregou-se dos acentos e dos çç, que também faltavam.)

I - A Partida

25/11 - 8.45

Estavam nervosos. Conferir malas, objectos pessoais, “não te esqueceste da máquina?”, “que saudades vou ter de ti!”, alguns beijos apaixonados, últimas recomendações dos pais, “não te esqueças de tomar os comprimidos!”, mais uns abraços aos colegas que ficam, enfim, o nervosismo habitual das partidas….

Depois, com a distribuição dos chapéus, oferecidos pela Câmara Municipal, (afinal estamos em terra de chapeleiros), ficaram todos mais calmos, os das meninas castanhos, os dos rapazes azul-escuros. A foto da praxe, pronto está tudo! Toca a embarcar. O autocarro é o pequenino, da Junta de Freguesia, mas cabem todos, bem aconchegadinhos, porque a manhã está fria. Quatro graus. Em Estrasburgo estará mais frio! Agora, rumo ao Porto, depois a Paris, depois a Estrasburgo. Vai ser uma longa jornada. Boa viagem! Bom trabalho! Dignifiquem o vosso país e a vossa Escola!

C.P.

entrada

despedidas

autocarrodentro

autocarro_partida

O Programa:

25 de Novembro de 2010 – quinta-feira

8:15  – Partida da Escola Serafim Leite, em autocarro da Junta de Freguesia de S. João da Madeira;

12:50  - Partida do Voo 3776, da Easyjet, do Porto para Paris;

08:30 – Presença no Parlamento Europeu

- Almoço

18:30 – Término dos trabalhos no Parlamento

- Jantar e ida para o hotel

27 de Novembro de 2010 – sábado

09:30 – Saída para visitar a cidade: Catedral, Petit France e Museu

-  Almoço

– Continuação da visita à cidade

19:30 – Jantar

- Vsita ao Mercado de Natal

28 de Novembro de 2010 – domingo

06:20 – Partida, em TGV, da Estação de Comboios de Estrasburgo, para Paris

08:50 – Chegada à estação de comboios do aeroporto Charles de Gaulle

12:45 – Partida no voo 3775, da Easyjet, de Paris para o Porto

14:00 – Chegada prevista ao aeroporto do Porto

14:45 – Saída do aeroporto no autocarro da Junta de Freguesia de S. João da Madeira.