Nos pretéritos dias 23 e 24 de maio, decorreu a Sessão Nacional do “Parlamento dos Jovens”, do Ensino Secundário, tendo alcançado os Agrupamentos de Escolas Dr. Serafim Leite e o da Oliveira Júnior o direito de representar, mais uma vez, o Círculo Eleitoral de Aveiro pela vitória merecida, aquando da Sessão Distrital.


Essa missão foi assumida, com toda a dignidade, na Assembleia da República, pelos deputados Manuel Barrios e Luís Neves (AESL) e Hugo Vasconcelos e João Lima (AEOJ). Participaram, igualmente, nesta jornada, e de forma empenhada e responsável, os repórteres Inês Silva (AESL) e Pedro Dias (AEOJ).
As diferentes delegações do Continente, das Regiões Autónomas, da Europa (Bélgica) e Fora da Europa (Timor Leste) chegaram à Casa da Democracia, após o almoço, a fim de se dar início aos trabalhos referentes ao primeiro dia. Os deputados sanjoanenses foram incluídos na 2.ª Comissão (sala 2), presidida pelos representantes do PS, Diogo Leão, e do PEV, Heloísa Apolónia.
Após as devidas saudações, as apresentações e o esclarecimento em torno das regras parlamentares, por parte da Presidente de Mesa, foram debatidos, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação, tendo os nossos deputados refutado as medidas de alguns projetos, assim como defenderam outras que consideraram mais adequadas e louváveis.
De tarde, os professores e os jornalistas tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada aos recantos do Palácio de S. Bento. Cerca das 16h00, todos os envolvidos regozijaram-se com um oportuno lanche, nos claustros do palácio beneditino. Posteriormente, assistiu-se, na Sala do Senado, a dois números magníficos de dança e ginástica, a que se seguiu o jantar e a partida para o Inatel de Oeiras.
O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do plenário, por parte do Vice-Presidente da AR, Dr. Jorge Lacão, do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, e do próprio Ministro da Educação, Dr. Tiago Brandão Rodrigues. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados Fábio David (Presidente), Vasco Frazão (Vice-Presidente), Manuel Silva e Clara Martins (Secretários).
Seguidamente, a Mesa apelou à participação dos deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares, de forma a darem resposta às questões votadas nas comissões, versando os mais distintos temas e polémicas: Pedro Pimpão (PSD), Susana Amador (PS), António Carlos Monteiro (CDS-PP), Ana Virgínia Pereira (PCP), Luís Monteiro (BE) e Heloísa Apolónia (PEV). A partir dos trabalhos realizados, no dia anterior, deu-se, então, início ao Debate da Recomendação à Assembleia da República, em torno do tema da atual edição.
Ao meio-dia, o Presidente da Comissão de Educação e Ciência, Dr. Alexandre Quintanilha, respondeu, em conferência de imprensa, às perguntas dos jornalistas das escolas.
Numa fase subsequente, todos os envolvidos neste projeto tiveram direito a um lauto almoço, nos claustros do Palácio. Por volta das 14h00, retomaram-se os trabalhos da Assembleia. Esta batalha parlamentar teve o seu desfecho com o discurso de encerramento, por parte do Dr. Alexandre Quintanilha e do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Luís Carneiro, culminando com a devida e merecida entrega dos diplomas de participação.
Chegou, então, ao fim esta viagem política que se tornará, com certeza, inolvidável!... De resto, segundo as palavras do grande Fernando Pessoa, “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce” – é disto que a nossa sociedade precisa e só depende… dos jovens!

Dina Sarabando e Lúcia Oliveira

Para ver todas as fotos, clica em:

Parlamento dos Jovens - Alunos sanjoanenses na Assembleia da República

 

an pjovens