A Páscoa é, também, uma ocasião para oferecer um miminho especial! Assim, antes da pausa letiva, os alunos do 4.ºA da Escola Básica do Parque foram desafiados, pela professora titular, a desenvolver trabalhos manuais recheados de doçuras. Deste modo, partiram para a decoração de frascos, brincaram a rimar e, através da técnica da modelagem em gesso, elaboraram coelhos perfumados.

Os miminhos foram construídos com muito amor e diversão e estão repletos de votos de uma Santa Páscoa para toda a comunidade educativa!

Como não podiam deixar de ser, construíram um poema, para que a sua mensagem pascal fizesse ainda mais sentido!

No dia 19 de março celebrou-se o Dia do PAI. Movidos pela admiração e o amor que sentem e, apesar da consciência de que, todos os dias, são importantes para celebrar este dia especial, os alunos do 4.º A, da Escola Básica do Parque, prepararam, carinhosamente, muitos mimos e presentes divertidos, para oferecerem com carinho aos seus super-heróis, relembrando o valor do seu Pai, na sua vida

Votos de um DIA do PAI super Feliz para TODOS!

No dia 19 de março, pelas dez da manhã, os alunos dos nonos B e C tiveram a oportunidade de conhecer a escritora e a ilustradora do livro «Memórias de uma gatinha filosófica», na biblioteca da Escola Secundária Dr. Serafim Leite.

Um mês antes, os alunos contactaram com a obra da professora Paula Pinho e as ilustrações da professora Elizabeth Leite. Nas disciplinas de Oficina de Artes (professor Carlos Fontes) e de Português (professora Susana Silva), foram produzidas recriações das maravilhosas aguarelas, que se encontram expostas na biblioteca.

Durante a sessão, os alunos leram excertos escolhidos, colocaram questões às convidadas, no sentido de tentarem perceber o processo de produção das obras, a escolha do tema, o escalão etário ao qual se dirige a obra e a mensagem subjacente.

Os docentes de Matemática do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalaram o dia 14 de março, reconhecido pela UNESCO, apresentando diversas iniciativas, com o objetivo de promover a curiosidade e a pesquisa, de reconhecer e celebrar o talento dos alunos em Matemática, bem como inspirar toda a comunidade educativa para a importância desta ciência no desenvolvimento da Humanidade.

Este dia era, inicialmente, reconhecido como o Dia do Pi, pelo que se enfatizou este número, dando a conhecer a sua importância e a relevância na disciplina e no mundo.

É com muito orgulho e satisfação que damos as boas-vindas ao anfíbio que nasceu, recentemente, no Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são imensamente sensíveis à qualidade do meio ambiente, como a qualidade da água e do ar. São, igualmente, necessários para o equilíbrio da natureza e, além de serem responsáveis pelo controlo de diferentes pragas, são, também, bioindicadores que nos indicam se o ambiente está em equilíbrio ecológico.

Acaba de chegar o 10.º desafio do "Quem é quem?"... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 9 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 9 podem ser consultados aqui: LINK  

Para o novo desafio, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 11. Até lá!

QuadroFinal

No dia 26 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. A temática desta fase recaiu na meta histórica do 25 de Abril de 1974, assinalando os 50 anos da revolução democrática.

Os alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: o autor João Pedro Mésseder, a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal, a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo, e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva.

No passado dia 6 de março, os alunos do 4.ºA beneficiaram de uma atividade muito interessante e enriquecedora, para todos os intervenientes envolvidos, designada “Troca de experiências entre gerações”.

Primeiramente, os alunos prepararam e decoraram várias peças artesanais, confecionadas em gesso, com motivos pascais. Posteriormente, as crianças, já com hábitos sistematizados de defesa do planeta, demonstraram, mais uma vez, ser amigas do ambiente. Deste modo, utilizaram materiais reciclados que serviram de vasos, como latas e frascos, que decoraram com restos de tecidos. Meta? Plantação de diversas espécies de suculentas, em equipa, entre alunos e pais, avós e docente.

No dia 15 de fevereiro de 2024, as turmas dos 11.ºF e G usufruíram de uma emocionante visita de estudo à Casa Papel Moeda e ao Pavilhão da Água.

Acompanhados por seis professores, embarcaram numa viagem rumo a novos conhecimentos, explorando os segredos por detrás da produção do papel-moeda e a importância da água para a vida.

Na Casa Papel Moeda, os alunos desvendaram os processos complexos de fabricação de dinheiro, desde a seleção das matérias-primas até à tecnologia de segurança, assim como tomaram conhecimento de curiosidades sobre o papel-moeda, a História do euro e os meios de pagamento.

Começámos a semana de uma forma muito especial. Não foi a primeira vez para alguns, mas todos adoraram.

Na 3ª feira, dia 20 de fevereiro, fomos fazer broa e aprender a história do ciclo do pão, no Parque do rio Ul. Foi, definitivamente, uma tarde divertida na qual a aprendizagem passou por pôr a "mão na massa". Num ambiente bem descontraído, cada um teve oportunidade de fazer a sua própria broa e perceber a origem dos ingredientes.

AESL, uma Escola sempre Amiga

A Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor - tem como propósito a promoção e a defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento humano. A Associação apoia, especialmente, a Ilha de Sogá, do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, de forma a alcançar melhores condições de vida para a sua população que vive em pobreza extrema, atuando nas áreas da Saúde, Educação, Sustentabilidade e Solidariedade.

Para fazer parte do 10.º C, será necessário:

- loucura q.b.

- 250 g de simpatia

- 250 g de paciência

- 300 g de criatividade

- 200 g de imaginação

- empenho q.b.

 

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