No âmbito do projeto nacional de ilustração, “A(r)riscar”, dinamizado pela Ajudaris, subordinado ao tema «Lendas e Tradições», os alunos da Serafim Leite abraçaram, mais uma vez, esta iniciativa, ainda no ano letivo 2023’24, tendo dois dos trabalhos do AESL sido distinguidos e premiados, entre 1143, no Ensino Secundário: Daniel Ferreira (o melhor trabalho nacional, segundo os cerca de 70 jurados, ao nível do 11.º ano) e Maria Flor Costa (o melhor trabalho do Ensino Secundário, segundo os votos do público).
Assim, para além de uma maior consciencialização em relação ao valor e à simbologia do património literário nacional (e não só), nesta edição em especial, os alunos continuam a apostar e a valorizar a sua Arte e o espírito de Cidadania e esse é, sem dúvida, o caminho certo no percurso dos nossos jovens.
Elencados os finalistas, em ambos os ciclos de ensino, a família Serafim foi convidada para a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu no dia 23 de novembro, na sede da Ajudaris, no Porto. Assim, estiveram presentes no referido evento, para além da Coordenadora do projeto, a professora Dina Sarabando, o aluno finalista do 11.º ano e a aluna vencedora do Ensino Secundário, no tocante ao voto do público. Nos momentos que antecederam a cerimónia e naqueles que se seguiram, todos os envolvidos aproveitaram o espaço portuense, no qual já reinava o espírito natalício, destacando-se, neste sentido, a icónica Estação de S. Bento, o WOW e as típicas ruas do Porto, tendo calcorreado as mesmas de forma festiva.
Foi com um imenso orgulho que, no decorrer da cerimónia, tivemos conhecimento de que o aluno da Serafim Leite, Daniel Ferreira, atualmente, a frequentar o 12.º B, fora o grande vencedor no que respeita ao 11.º ano, bisando, assim, este feito, em nome do seu Agrupamento, ao nível nacional. Ambos – Daniel e Maria Flor (que triplicou este prémio já alcançado em anos anteriores) – receberam prémios monetários que vão, com certeza, contribuir para o seu bem-estar. Não esqueçamos que ambos são alunos de Artes e, neste caso, a Maria Flor frequenta, já, o Ensino Superior, em Belas Artes, no Porto.
Muitos parabéns, jovens artistas! Vamos continuar a riscar…