No dia 2 de dezembro, a escola comemorou o “Dia Mundial da Luta Contra a Sida”. Neste âmbito, a Equipa do Projeto Educação para a Saúde desenvolveu um conjunto de atividades que contou com a colaboração e participação ativa de toda a comunidade escolar.

 As docentes de Matemática a lecionar o Ensino Básico, com o objetivo de motivar os seus alunos para o estudo da disciplina, propuseram a construção de uma estrela de Natal que devia ser acompanhada da biografia de um matemático e de um relatório onde constasse, de forma clara e precisa, a técnica e materiais utilizados, a aplicação/utilização da Matemática, a bibliografia e/ou netgrafia consultada, bem como, as dificuldades vivenciadas, pelo aluno, na sua realização devendo, ainda, incluir o cálculo da área e do perímetro de alguns elementos da sua estrela.

Hoje houve debate no Auditório da Serafim Leite. Talvez não tenha sido a primeira vez que se realizou um debate naquele espaço, mas este teve uma novidade. E a novidade deste debate foram os alunos. Tantas vezes dizemos que a Escola é para eles, que outras tantas nos esquecemos disso. Mas, desta vez, foram os alunos que promoveram, organizaram e debateram.

"Por bioética entenda-se, em primeiro lugar, todo um conjunto de problemas éticos, morais e jurídicos suscitados na consciência contemporânea, desde há um quarto de século, por cientistas, médicos, biólogos, etc., em consequência de uma cada vez maior penetração da tecnociência (médica e biológica) nos ecossistemas, na vida social e concreta dos homens e, nomeadamente, na relação médico-paciente.

No dia 23 de Novembro, as turmas do 10º ano de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (10ºD) e de Técnico de Informática de Gestão (10ºE), fizeram uma visita de estudo à Universidade de Aveiro (UA).

Curiosa coincidência!

Recentemente cheguei a brincar com os alunos do 10ºC, numa aula de Geometria Descritiva A, sobre esta mesma questão.

Parabéns ao “Agora Nós”, por ter criado um espaço para a Opinião.
Ter opinião na “gaveta”, não é ter opinião — é ter medo de ter opinião.
“Moderar” as opiniões é construir a Opinião; “censurar” é construir o “medo”...
A equipa do “Agora Nós”, à qual pertenço, quer construir Opinião.

1. A filosofia é difícil.

É falso que se fale da filosofia como uma disciplina difícil. Ela é tão difícil quanto outra disciplina qualquer. Há, certamente, disciplinas mais difíceis e outras mais fáceis. A dificuldade não ocupa um lugar de destaque mais na filosofia do que na física, biologia ou na matemática.

Um grupo de alunos do do 12ºH realizou uma curta-metragem, sobre tráfico de órgãos a estudantes utilizadores das redes sociais. Esse trabalho foi publicado no Facebook, através dos seus perfis. Posteriormente, criaram uma página de divulgação na rede citada, onde vão convidar todos os alunos da Serafim Leite. Aceda aqui

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL