Hoje houve debate no Auditório da Serafim Leite. Talvez não tenha sido a primeira vez que se realizou um debate naquele espaço, mas este teve uma novidade. E a novidade deste debate foram os alunos. Tantas vezes dizemos que a Escola é para eles, que outras tantas nos esquecemos disso. Mas, desta vez, foram os alunos que promoveram, organizaram e debateram.

 

 A iniciativa partiu dos dois representantes dos alunos no Conselho Geral, a Verónica Belchior (efetiva) e o Frederico Alves (suplente), outra novidade (e das grandes) porque, infelizmente, os alunos representantes dos alunos nos órgãos da escola, raramente aparecem nas reuniões. A Verónica e o Frederico não só aparecem nas reuniões, como aparecem noutros locais, como a mesa do auditório para darem a cara pelo tema que propuseram: “Arte: Elemento Integrante na Sociedade ou Mundo à Parte?” E essa presença talvez tenha sido o mais importante do debate, mais importante até que o debate propriamente dito. Isto sem menosprezar as intervenções dos participantes, alunos e professores, versando as provocações temáticas que a mesa lançava e a que o Henrique Apolinário dava seguimento. Algumas delas: o conceito de Arte; a escola e a arte; os conceitos de talento e de inspiração...

As respostas foram diversas, por vezes divergentes, por vezes provocatórias e nunca fáceis. Facilidades e consensos não houve, porque a Arte não é dos temas que possa gerar coisas dessas. O importante, o mais importante de tudo, foi a possibilidade de debater, de fazer uma pausa para falar e refletir, gestos cada vez mais raros no quotidiano que nos entope.

Os nossos conselheiros Verónica e Frederico mostraram-nos ainda a sua página no Facebook, deram-nos a conhecer o endereço do seu site e prometeram mais debates, um por mês. Ficamos ansiosos por eles, porque a debater é  que a gente se entende, mesmo quando a única conclusão a que se chega é a de não haver conclusão nenhuma.

Parabéns e continuem.

IMG 3098

IMG 3118

IMG 3116