No dia 3 de julho, decorreu o passeio anual dos docentes do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), promovido pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, subordinado, este ano, ao mote “À Descoberta de Tomar”.

Assim, pelas 7h30 da manhã, o autocarro rumou ao seu destino, com docentes das três escolas do AESL, cheios de entusiasmo pela perspetiva de um dia cheio de alegria, partilhas e novas aventuras culturais, históricas e gastronómicas. E assim foi! Depois de uma viagem rápida, tendo em conta as dinâmicas implementadas pela equipa organizadora, os docentes usufruíram de uma visita guiada ao Convento de Cristo e ao Castelo dos Templários.

Por outro lado, o almoço aconteceu na “Taberna Antiqua”, em ambiente medieval. De tarde, foi realizada uma visita guiada pelas ruas da cidade de Tomar (Núcleo Museológico de Tomar, Corredoura e Parque Mouchão).

A Biblioteca Escolar do nosso Agrupamento foi distinguida, pela Rede de Bibliotecas Escolares, com o Prémio «Boas Práticas - Fazer em Rede», com o projeto «Unidade de Emergência de Biblioterapia».

A iniciativa «Fazer em Rede» tem como objetivo distinguir o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares, valorizando a iniciativa e a criatividade, divulgando, igualmente, as boas práticas desenvolvidas, tendo em vista a sua replicação. Deste modo, a biblioteca do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite desenvolveu um projeto de promoção da leitura assente no conceito de biblioterapia. Esta iniciativa tem origem em 2018, com o projeto «Receit@r a Leitura», aprovado pela Rede de Bibliotecas Escolares, na candidatura: Biblioteca Digital.

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, os alunos, nos diversos projetos através dos quais podem revelar a sua voz, continuaram a lutar pela mudança na Educação. Assim, na fase final do ano letivo, os mesmos participaram em diversos eventos como o Congresso Internacional sobre Liderança e Melhoria da Educação, em que tomaram assento os alunos Daniel Pinho, Leonardo Santos e Rafael Andrade na palestra «Autonomia, Liderança e Gestão Democrática», no dia 27 de maio, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Assim, num mundo em constante mudança e sendo a Escola o lugar privilegiado de formação democrática e transformadora das sociedades, esta foi mais oportunidade em que os discentes em causa deram a conhecer a dinâmica da «Voz dos Alunos» no AESL.

Do mesmo modo, os alunos Cláudio Silva, Lara Oliveira e Leonardo Santos participaram, no dia 23 de maio, na sequência da respetiva candidatura, numa das reuniões de dirigentes da Direção-Geral da Educação, argumentando sobre o tema «O Programa de Mentoria na Voz dos Alunos», revelando, igualmente, as suas preocupações enquanto estudantes e propondo melhorias na Educação, tendo divulgado, também, o que fariam caso assumissem o cargo de Ministro da Educação.

No dia 12 de abril, os alunos do 2.ºB, da Escola Básica do Parque, participaram numa visita de estudo ao Museu de Brincar, em Vagos, onde tiveram a oportunidade de empreender uma viagem rumo à Escola de antigamente.

Esta iniciativa proporcionou uma experiência educativa e lúdica, tendo permitido que os alunos mergulhassem na história e nas tradições da infância. Assim, puderam vivenciar como era a rotina escolar dos seus avós e bisavós.

A comparação entre a escola de antigamente e a atual revelou-se uma parte importante desta experiência educativa e divertida que ficará na memória dos jovens alunos.

A turma do 2.º A, da Escola Básica do Parque, abraçou, no presente ano letivo, o desafio de integrar o Programa de Escolas Bilingues. Assim, trata-se da primeira turma do 1.º ciclo, no concelho de São João da Madeira, a usufruir desta iniciativa.

Deste modo, neste programa, recorreu-se à abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), tendo por base um modelo de currículo integrado, no qual a aprendizagem se desenvolve através de um contexto imersivo, em que a língua inglesa é uma língua parceira, nas áreas de Estudo do Meio, Educação Artística, Educação Física e Oferta Complementar - Inglês. Sustentada por uma estreita equipa colaborativa e determinada, os alunos, ao longo do ano letivo, desenvolveram, com bastante curiosidade e interesse, projetos subordinados a diferentes temáticas, nomeadamente: “Means of Transport”, “Jobs”, “Communication Media”, “Plants and Animals”.

No dia 28 de junho, decorreu a festa de encerramento do ano letivo 2023/2024 da Escola Básica de Fundo de Vila.

Devido às condições climatéricas, as crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo reuniram-se no pavilhão da Escola Secundária Serafim Leite em vez do local habitual.

O evento contou com a presença da Diretora do Agrupamento e dos restantes elementos da Direção, da Presidente do Conselho Geral, do corpo docente, dos pais, familiares e amigos, que assistiram a um espetáculo com vários momentos musicais, coreografias e circuitos de Expressão Físico-Motora.

A entrega dos diplomas marcou o encerramento desta etapa da EPE e do 1.º ciclo, celebrada com entusiasmo.

Era o dia de Santo António! Corriam todos para a biblioteca... Era um grupo de alunas e uma meia dúzia de alunos dos 5º e 6º anos que, em azáfama, preocupados, se dirigiam à biblioteca para vestirem o traje já previamente definido, para o concerto final de ano. Trajes à moda antiga, retratando os trabalhos e as profissões dos inícios do século passado!

O concerto começou com as habituais saudações feitas pela senhora Diretora e pela senhora Presidente do Conselho Geral. A Leonor do 6.ºA,muito segura de si, deu as boas-vindas. “Boa tarde, sejam bem-vindos ao nosso Concerto de Final de Ano, Portugal Colorido. Por este palco, irão passar os alunos do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, que frequentam Educação Musical, que irão mostrar que a música faz parte do nosso sangue e que o nosso país e a sua música são inconfundíveis! Portugal é mesmo muito variado, muito colorido, cheio de cores e sons. Interpretaremos músicas de norte a sul de Portugal, incluindo as ilhas. A nossa música tradicional é única! Para além de viajarmos pelas músicas do nosso país, apresentaremos a história do 6.ºD, incluída no livro “Histórias da Ajudaris 2023”, quando estes alunos estavam no 5.º ano. A Ajudaris é uma instituição de solidariedade social já com uma longa tradição a ajudar os outros. O livro estará à venda, no finaldo nosso concerto, no átrio do auditório….E, claro, podem pedir um autógrafo aos alunos do 6.ºD”.

No Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ano após ano, os alunos (crianças, jovens e adultos) embrenham-se em múltiplas iniciativas que os encaminham rumo a uma aprendizagem que tanto os enriquece, como pessoas, estudantes e cidadãos de um mundo que se avizinha cada vez mais complexo.

Deste modo, viajemos para «Uma Aventura Literária», em que os mais pequeninos, do 4.ºA, da Escola Básica do Parque, e a Inês Amaral, do 12.º B, abraçaram um prémio nacional, nas provas de Escrita e de Desenho, respetivamente, inspirados na coleção «Uma Aventura», de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. O 4.º A alcançou, ainda, um outro prémio de escrita criativa, no concurso «Campeonato de Ciência e Escrita Criativa», a partir da experiência de medição do pH da água do Charco Pedagógico e da leitura de um livro da Coleção «Clube dos Cientistas», de Maria Francisca Macedo. Já nas «Olimpíadas da Cultura Clássica», com a mente nos mitos de Pandora, Céfalo e Prócris e, ainda, dos Titãs, os alunos Maria Silva (10.ºA), na vertente da Escrita Criativa, e os alunos Edgar Vilas-Boas, Leonardo Almeida, Cristiano Assunção e Cristiana Costa, na categoria Videoarte, obtiveram, respetivamente, o 3.º lugar e uma menção honrosa. E, na medida em que a leitura tanto engrandece os nossos pupilos, no concurso nacional «Read On», o Agrupamento bisou com os primeiros lugares obtidos, nas respetivas faixas etárias, pelos alunos Roberta Martins (12.ºA) e Tomás Sá (10.ºA), na categoria de Escrita Criativa, em torno do tema «Eu, cidadão em democracia». Por outro lado, no «Supertmatik», de Ciências Naturais, a aluna Daniela Castro (5.ºA), obteve, entre 6.624 alunos da CPLP, o 8.º lugar, destacando-se mais 9 alunos do Agrupamento que se posicionaram no TOP 50.

As crianças do Jardim de Infância do Parque tiveram mais uma saída memorável, desta vez, ao Exploratório-Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

Os meninos foram exploradores ativos, desafiados a brincar e a explorar, através da física, da ótica e da luz.

Na sala “Cria Atividade”, recorrendo à sua imaginação e criatividade, com os diferentes materiais modulares à sua disposição, construíram e reconstruíram cenários espetaculares.

Porto: Cadeia de Relação e Famalicão & Casa de Camilo Castelo Branco

No dia 11 de janeiro de 2024, todos os Cursos Profissionais do 11.º ano, juntamente com os seus respetivos professores de Português, realizaram uma visita de estudo cuja primeira paragem teve lugar no Porto, com o intuito de se visitar a Cadeia de Relação. Após o conhecimento da história de amor por detrás deste histórico edifício, a segunda parte mais importante da visita foi, claramente, ver e entrar na Casa de Camilo Castelo Branco, o autor de «Amor de Perdição», em Famalicão.

 

Baião - Fundação Eça de Queiroz e Estação Ferroviária de Tormes (janeiro de 2024)

A visita de estudo começou por volta das 8h30. Na vila de Baião, convivemos e lanchámos, além de termos tirado fotos com a principal figura desta visita, Eça de Queiroz. Depois de mais ao menos uma hora de convívio com os nossos colegas, fomos em direção à casa de Fanny Owen, uma personalidade camiliana que inspirou um excelente livro de Agustina Bessa-Luís.

De seguida, visitámos a estação ferroviária de Tormes. A partir das 12h, fomos almoçar à Casa do Lavrador, uma zona com paisagens lindas. A ementa consistiu em canja, arroz de favas e frango frito, a primeira refeição de Eça, quando chegou a sua casa.

Depois de um excelente almoço, dirigimo-nos para a Fundação Eça de Queiroz, onde tivemos direito a uma visita guiada pelos representantes da mesma, a melhor parte da visita.

A partir da história “O Tesouro”, de Manuel António Pina, educadora e alunos conversaram sobre a Liberdade (“o tesouro”) e a “Revolução dos Cravos” e, para lembrar esse dia, combinaram elaborar um painel.

Assim, pediram a ajuda dos pais: fizeram o convite e foram conversando no WhatsApp, no grupo da sala 1. Os meninos iniciaram o trabalho na sala, os pais inscreveram-se para levar o painel para casa e foram bordando, colocando botões, corações, tecidos, colando bolas de lã e utilizando materiais diferentes. A diversidade foi uma mais-valia…e o painel ficou lindíssimo!

Porquê envolver os pais no propósito educativo do jardim de infância?

Durante este ano letivo, um grupo de crianças curiosas, simpáticas, alegres e enérgicas reuniu-se todos os dias, a turma do 1.º B, da Escola Básica do Parque.

Os laços de amizade foram florescendo e, dia após dia, era bonito vê-los crescer nas várias vertentes da vida. Viajámos pelas histórias, sonhámos enquanto íamos aprendendo a ler e a escrever e, a pouco e pouco, a magia ia acontecendo.

Vamos terminar o ano letivo com os corações cheios de gratidão e, certamente, levaremos lembranças preciosas!

As fotos desta nossa viagem espelham tudo o que sentimos.

 
 
 

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