Foi precisamente esta a pergunta que os alunos da turma de Português Língua Não Materna (PLNM), de nível A2/B1, fizeram à professora, quando ela anunciou à turma a participação nesse projeto.

Então, Kamishibai é mesmo o quê? Trata-se uma palavra japonesa que significa, literalmente, “espetáculo teatral em papel” e representa uma forma intermédia entre o teatro e a leitura. As suas origens remontam ao século XVIII, tempo em que, no Japão se utilizavam pranchas ilustradas com cenas pintadas horizontalmente, mostrando-as, uma de cada vez, da direita para a esquerda, numa espécie de mini-palco chamado butai. Era uma forma de levar histórias a quem não sabia ler nem escrever.

Atualmente, muitas associações procuram divulgar, no mundo inteiro, esta arte numa perspetiva de promoção cultural. Nesse sentido, o LabELing, do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), da Universidade de Aveiro, organizou, este ano letivo, a 6.ª edição do Concurso Kamishibai Plurilingue, com o tema “Sozinhos vamos mais depressa, juntos vamos mais longe!”.

Tratando-se de um concurso para escolas nacionais, de Ensino do Português no Estrangeiro e a alunos estrangeiros e de ensino aos PALOP, com crianças dos 3 aos 15 anos, a turma decidiu participar.

Depois da criação da história, veio a fase da ilustração, muito facilitada pelo jeito incrível que o Alex tem para a arte gráfica: foi quem orientou os desenhos, mas todos colaboraram e o resultado foi uma história intitulada “As cores do mundo”, contada em Português, mas também em inglês, francês, espanhol e árabe, as línguas da sala de aula!

A turma ficou muito orgulhosa do resultado!

kamishibai


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL