Após a deliberação do júri nacional, perante os cerca de 200 trabalhos a concurso, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite recebeu a notícia de que a equipa «As alunas do Bairro da Lei» era uma das finalistas, com direito, portanto, a uma viagem a Lisboa, à Imprensa Nacional da Casa da Moeda, local histórico no qual faria uma nova apresentação, no dia 29 de fevereiro, perante os jurados Isabel Alçada (professora e escritora) e Miguel Assis Raimundo (professor e advogado).

Cumpridos os protocolos iniciais, os alunos finalistas e respetivos convidados de cada Escola (Secundária de Ponte da Barca, Colégio Pedro Arrupe e, claro, AESL) usufruíram de uma visita guiada pela INCM que contou, igualmente, com vídeos elucidativos da orgânica e dinâmica do DR. Regressando à Biblioteca, que remonta aos inícios do século XIX, todos tiveram o privilégio de escutar, na sessão de encerramento, os discursos do Diretor do Diário da República (Bruno Pereira), do Presidente da Assembleia da República (Augusto Santos Silva) e do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (André Moz Caldas).

Posteriormente, cada Escola deu a conhecer, através de apresentações bem criativas, os seus trabalhos e «As alunas do Bairro da Lei», numa sequência teatral do seu trabalho a concurso, posicionaram-se numa estação de autocarros à espera da sua deslocação para Lisboa, de forma a usufruírem do seu prémio, entrando, de novo, numa amena cavaqueira as vizinhas «entradotas» (Alzira, Piedade e Rosa), representadas pelas alunas Mariana Martins (10.º A), Lara Oliveira e Roberta Martins (12.º A), que, assim, deram a conhecer, entre o humor característico do sketch, o caminho traçado até alcançarem um lugar no pódio do Prémio Diário da República. Esta equipa não passou, com certeza, despercebida ao público que assistia aos trabalhos que não conseguiu travar (sor)risos bem profundos e sinceros.

Global

 

Foi, com certeza, um dia pleno de emoções, de conhecimentos e de convívio que nos proporcionou um dia diferente recheado de orgulho pelo desempenho das alunas da Serafim Leite que marcaram pela diferença e por esta contínua vontade de aprenderem mais. Mais do que toda a proeza alcançada, com o 3.º lugar ao nível nacional, pela sua originalidade, acreditamos que esta experiência nunca será esquecida.

Um sincero agradecimento à comitiva sanjoanense que acompanhou esta equipa – Professora Coordenadora (Dina Sarabando), Diretora do Agrupamento (Helena Resende), Presidente do Conselho Geral (Isabel Valente), Vereadora da Educação (Irene Guimarães) e Técnica Superior da Educação (Teresa Azevedo), em representação do Município de S. João da Madeira que tão bem sabe apoiar os seus jovens!

 

Capa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL