Somos três alunos estrangeiros de países diferentes, dois da Europa e uma da América do Sul.Participamos todos nas aulas de PLNM, mesmo sendo de anos e de ciclos de estudo diferentes (12.º, 10.º e 9.º anos).

As aulas de Português Língua Não Materna são importantes para nós, pois ajudam-nos a saber melhor a Língua Portuguesa. Consideramos que estas aulas são melhores para nós do que ter Português (normal), porque são mais fáceis e são dedicadas especialmente a nós, alunos estrangeiros.

Eu sou a Camila, sou da América do Sul, mais exatamente da Venezuela. Ando no 9.º ano e a minha integração na escola foi mais fácil do que eu pensei que ia ser. Estou em Portugal há 4 anos e gosto de cá estar. Acho que ser aluna de PLNM tem-me ajudado a avançar no meu vocabulário. Para o próximo ano,não precisarei mais da disciplina de PLNM e, por isso, aprenderei matérias novas como, por exemplo, literatura portuguesa.

 

 

Eu sou o Rafael. Sou aluno do 10.º ano e vim da Suíça. Já faz 4 anos que vivo em Portugal. Eu já sabia falar um pouco de Português. Não sabia e ainda tenho dificuldades na escrita.

Eu comecei a ter PLNM a meio do 7.º ano. Tenho ainda algumas dificuldades em perceber a Língua Portuguesa (há algumas palavras que eu não percebo).

Eu conhecia um pouco a cidade de São João da Madeira, porque vinha de férias cá a Portugal, todos os anos.

Eu não me sentia muito confortável na escola, pois eu não percebia muito bem a língua e também porque muitas pessoas gozavam comigo por isso mesmo. Mas, mesmo assim, eu trabalho (estudo) para ter um bom futuro.

SouoHerman Turko, sou aluno do 12.º ano e sou da Bielorússia. Já estou a viver em Portugal há 6 anos e meio.No primeiro ano de estudos, quase não tinha aulas de PLNM e era difícil, para mim, estudar a Língua Portuguesa.

Mas, depois, quando comecei a ter mais aulas de PLNM, já podia estudar a língua de forma muito mais fácil e mais rapidamente, sem perder  tempo nas aulas, nas quais não conseguia perceber bem a matéria devido a esta dificuldade.

 

Camila Sanchez, 9.ºB

Rafael Leal, 10.ºG

Herman Turko, 12.ºC


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL