Decorreram, na Biblioteca da Escola Serafim Leite, as Fases Finais de Apuramento para o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos |
- no dia 02 de Março, 4ª feira, destinado aos alunos do Ensino Secundário, que concorreram nos Jogos RASTROS, AVANÇO e HEX.
- no dia 04 de Março, 6ª feira, destinado aos alunos do Ensino Básico, que concorreram nos Jogos RASTROS, OURI e HEX .
Cada um dos Jogos foi disputado por 4 participantes, previamente apurados em eliminatória anterior. De realçar o convívio e a competitividade entre os participantes, tendo-se notado um grande equilíbrio na prestação dos diversos elementos.
Como resultado, o primeiro classificado de cada um dos Jogos ganhou o direito a participar, em representação da nossa Escola, na fase Final do 7.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, a decorrer em Lisboa, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa no próximo dia 18 de Março:
- Ouri (Básico) – Vencedora: Flávia Ferreira, do 8.º B; - RASTROS (Básico) – Vencedor: Tiago Rafael Trindade Oliveira, 8.º A; - HEX (Básico) – Vencedor: Bruno Pinho, 8.º A. |
|
- RASTROS (Secundário) – Vencedora: Liliana Neves, do 12ºJ; - AVANÇO (Secundário) – Vencedor: Marco Leite, do 12.º I; - HEX (Secundário) – Vencedor: Carlos Rocha, do 11.º C. |
Em cada final foram distribuídos certificados de presença a todos os participantes e um diploma alusivo, a cada um dos vencedores, contemplados também com dois pequenos livros.
Na final do dia 2 de Março contámos com a amável presença da Subdirectora, Drª Alexandra Marques Pinto, que ainda teve oportunidade de assistir a um dos Jogos, tendo-se mostrado impressionada com a destreza dos jogadores. Felicitou os participantes, realçou o interesse do evento e destacou a mais-valia dos Jogos não só em termos lúdicos, como uma forma saudável de ocupação dos tempos livres, mas também como as suas potencialidades de desenvolvimento de conceitos de táctica e de estratégia.
Na final do dia 4 de Março, contámos com a amável presença da Adjunta da Directora, Drª Paula Gaio, que ainda teve oportunidade de assistir a algumas jogadas bem como participar numa partida de Rastros e noutra de Hex. Agradeceu a participação dos alunos envolvidos, relembrando a importância da representação da Escola no campeonato nacional, em Lisboa. Para terminar, desejou-lhes as maiores felicidades e continuação de boa sorte.
Cumpre-nos agradecer a disponibilidade do Professor Bibliotecário, Prof. Luís Mateus, na cedência do espaço e na criação das melhores condições.
A organização - Clube "A Matemática e o Jogo"
Dois testemunhos:
Susana Isabel Costa Fernandes, 12ºI
Foi com todo o agrado, que no dia 16 de Fevereiro, participei como representante da turma no jogo avanço, organizado por professores de matemática, como o professor António Azevedo.
No início, não vou negar que me mantinha um pouco nervosa, dado que nas aulas jogávamos entre amigos e, no dia, era com pessoas com capacidades maiores e com determinação de ganhar, tal como eu. Mantive-me atenta, sempre a tentar captar as estratégias dos meus colegas de jogo, mas correu-me tudo como esperado e passei à segunda-eliminatória.
Fiquei radiante, era algo que esperava - como representante da minha turma e como prova a mim mesma, provar que era capaz de conseguir derrotar alguns dos colegas de jogo. Então, no dia 2 de Março, realizou-se a eliminatória para escolher os representantes de cada jogo, para se deslocar a Lisboa.
Com muita pena minha, não passei à próxima fase, mas agradeço imenso ao meu colega de turma, que ficou apurado para ir a Lisboa e ao professor António Azevedo pelo apoio e, por na hora, estar sempre a acompanhar-me.
Agora só desejo uma boa sorte ao meu colega de turma e espero que seja um dos grandes vencedores a nível nacional
Marco António Ferreira Leite, 12ºI
Não era para me inscrever nos jogos Matemáticos, mas o professor tanto me influenciou, que decidi participar no Campeonato Inter-turmas dos Jogos Matemáticos, no jogo do “Avanço”. A primeira eliminatória realizou-se no dia 16 de Fevereiro, não tinha objectivo de ganhar, mas sim de participar, e passei na primeira eliminatória. A partir daí, comecei a pensar de maneira diferente, pois, na segunda eliminatória, ou seja na final, o primeiro classificado tinha o acesso directo ao 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos. Foi no dia 2 de Março que se realizou a final, na Biblioteca, com 4 concorrentes, muito fortes. Antes de começar os jogos, os nervos apertavam. Joguei, e em 6 partidas realizadas, venci 4, o suficiente para ficar em primeiro lugar na fase final, pois o segundo classificado venceu por 3 vezes. Fiquei muito orgulhoso e feliz por ter vencido o jogo do “Avanço”, e ainda mais por participar no 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, em Lisboa, onde estarei para representar a minha escola, com muito orgulho, satisfação e onde vou competir para vencer.