No dia 13 de Janeiro de 2011 os alunos do décimo ano, das turmas A, B e C, do curso de Ciências e Tecnologias participaram numa actividade de campo, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, que decorreu na área onde se encontra instalado o Centro de Interpretação Geológica de Canelas. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alberto Silva, Clara David, Clarinda Almeida, Cristina Tavares, Pedro Gual e Vanda Avelino.

As actividades de campo são uma sugestão metodológica prevista no programa da referida disciplina e permitem uma continuidade do trabalho efectuado na sala de aula e no laboratório mediante a aquisição, ampliação e aplicação de conhecimentos. O destino (Canelas – Arouca) permitiu reconhecer a importância geológica de zonas próximas do contexto local da escola/residência dos alunos. Os objectivos das actividades desenvolvidas relacionaram-se com a observação e aplicação in loco de conteúdos da componente da Geologia já abordados nas aulas e com a motivação para o estudo da componente da Biologia.

Os alunos, divididos em grupos de trabalho e munidos de um guião, efectuaram o registo sistemático de dados durante os trabalhos de campo. Estes constaram da:

1.    VISITA AO MUSEU DO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO GEOLÓGICA o qual constitui um exemplo de cooperação entre a indústria extractiva, a educação e a ciência. É um museu particular que tem servido para o estudo, preservação e divulgação da origem da vida e da evolução e transformação do nosso planeta. Nele podem ser observados um grande número de fósseis de trilobites encontrados durante o processo de extracção da ardósia pela empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda. As trilobites foram sem dúvida um dos mais bem sucedidos grupos de organismos desde o início da vida na Terra; a sua evolução foi marcada por numerosos avanços e recuos durante os cerca de 300 milhões de anos do seu registo estratigráfico na história do planeta. Apareceram abruptamente na parte inferior do Período Câmbrico, (com início há cerca de 550 milhões de anos), tendo-se extinguido no final do Período Pérmico (há cerca de 230 milhões de anos), o último período da Era Paleozóica.

canelas2 canelas3

2.     REALIZAÇÃO DA ROTA DO PALEOZÓICO, percurso pedestre que permitiu fazer uma “viagem no tempo”, entre os 520 e os 300 M.a. antes do presente e a leitura de alguns importantes capítulos da História da Terra, nesse período de tempo. Trata-se de um percurso com várias paragens, algumas de grande interesse geológico e outras de índole cultural e histórico.

canelas4 canelas5
canelas6 canelas7

Durante este percurso foi possível observar a biodiversidade da região e fazer recolha de algum material geológico e biológico.

canelas8 canelas9
canelas10 canelas11

3.     VISITA À UNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DAS ARDÓSIAS onde foi possível observar todo o processo de transformação destinado à obtenção dos diversos produtos de ardósia, comercializados pela empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda., bem como identificar aspectos relacionados com o seu impacto ambiental. Aqui os alunos puderam ainda constatar o elevado número e diversidade de fósseis de trilobites que são encontrados durante a extracção e transformação da ardósia.

canelas12 canelas13
canelas14 canelas15
canelas16 canelas17

Todos os trabalhos decorreram com entusiasmo, dinamismo e interesse. A visita fomentou o espírito de cooperação, o sentido de responsabilidade e o bom relacionamento entre alunos e entre alunos e professores.

canelas18

canelas19

canelas20


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL