No dia 13 de Janeiro de 2011 os alunos do décimo ano, das turmas A, B e C, do curso de Ciências e Tecnologias participaram numa actividade de campo, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, que decorreu na área onde se encontra instalado o Centro de Interpretação Geológica de Canelas. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alberto Silva, Clara David, Clarinda Almeida, Cristina Tavares, Pedro Gual e Vanda Avelino.

As actividades de campo são uma sugestão metodológica prevista no programa da referida disciplina e permitem uma continuidade do trabalho efectuado na sala de aula e no laboratório mediante a aquisição, ampliação e aplicação de conhecimentos. O destino (Canelas – Arouca) permitiu reconhecer a importância geológica de zonas próximas do contexto local da escola/residência dos alunos. Os objectivos das actividades desenvolvidas relacionaram-se com a observação e aplicação in loco de conteúdos da componente da Geologia já abordados nas aulas e com a motivação para o estudo da componente da Biologia.

Os alunos, divididos em grupos de trabalho e munidos de um guião, efectuaram o registo sistemático de dados durante os trabalhos de campo. Estes constaram da:

1.    VISITA AO MUSEU DO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO GEOLÓGICA o qual constitui um exemplo de cooperação entre a indústria extractiva, a educação e a ciência. É um museu particular que tem servido para o estudo, preservação e divulgação da origem da vida e da evolução e transformação do nosso planeta. Nele podem ser observados um grande número de fósseis de trilobites encontrados durante o processo de extracção da ardósia pela empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda. As trilobites foram sem dúvida um dos mais bem sucedidos grupos de organismos desde o início da vida na Terra; a sua evolução foi marcada por numerosos avanços e recuos durante os cerca de 300 milhões de anos do seu registo estratigráfico na história do planeta. Apareceram abruptamente na parte inferior do Período Câmbrico, (com início há cerca de 550 milhões de anos), tendo-se extinguido no final do Período Pérmico (há cerca de 230 milhões de anos), o último período da Era Paleozóica.

canelas2 canelas3

2.     REALIZAÇÃO DA ROTA DO PALEOZÓICO, percurso pedestre que permitiu fazer uma “viagem no tempo”, entre os 520 e os 300 M.a. antes do presente e a leitura de alguns importantes capítulos da História da Terra, nesse período de tempo. Trata-se de um percurso com várias paragens, algumas de grande interesse geológico e outras de índole cultural e histórico.

canelas4 canelas5
canelas6 canelas7

Durante este percurso foi possível observar a biodiversidade da região e fazer recolha de algum material geológico e biológico.

canelas8 canelas9
canelas10 canelas11

3.     VISITA À UNIDADE DE TRANSFORMAÇÃO DAS ARDÓSIAS onde foi possível observar todo o processo de transformação destinado à obtenção dos diversos produtos de ardósia, comercializados pela empresa Ardósias Valério & Figueiredo, Lda., bem como identificar aspectos relacionados com o seu impacto ambiental. Aqui os alunos puderam ainda constatar o elevado número e diversidade de fósseis de trilobites que são encontrados durante a extracção e transformação da ardósia.

canelas12 canelas13
canelas14 canelas15
canelas16 canelas17

Todos os trabalhos decorreram com entusiasmo, dinamismo e interesse. A visita fomentou o espírito de cooperação, o sentido de responsabilidade e o bom relacionamento entre alunos e entre alunos e professores.

canelas18

canelas19

canelas20


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Plataforma LER

    Sep 16, 2020

    Plataforma LER O Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e a Fundação Belmiro de Azevedo – EDULOG – lançam publicamente a Plataforma LER – Leitura e Escrita: Recursos, numa sessão online, no dia 22 de setembro, às 15:00h.O programa e outras informações poderão ser consultados no portal no[…]

    Read more...
  • Fotografias da Matilde Bessa para o concurso

    Jul 24, 2020

    Fotografias da Matilde Bessa para o concurso A Matilde Bessa do 6.ºB também participa no concurso Fotografa Livros da Biblioteca. As fotos estão espetaculares! Boa, Matilde! Continua a olhar para os livros com esta imaginação! E se a imaginação é tão boa é porque também és uma[…]

    Read more...
  • Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers

    Jul 18, 2020

    Receit@r: O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers O Dinis Costa, o Pedro Bento e o Francisco Ferreira, do 5.º ano, os nossos médicos de leitura especialistas no problema “Não Saber as Coisas” sugerem a leitura do livro O Coração e a Garrafa de Oliver Jeffers.Segundo os nossos[…]

    Read more...
  • Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação

    Jul 17, 2020

    Serviço Nacional de Terapia da Leitura sempre em ação O SNTL continua a trabalhar e a receit@r a leitura todos os dias para poder curar as maleitas que nos atingem. Desta vez, os alunos Diva, João e Soraia, do 5.ºA, preocupados com o problema da falta de solidariedade e[…]

    Read more...
  • Marcar a Leitura com o 12B

    Jul 16, 2020

    Marcar a Leitura com o 12B Os livros são sempre bons companheiros e a leitura é sempre um momento de evasão prodigioso numa altura em que o desconfinamento ainda é um cenário a ter sob vigilância. Os alunos do 12.ºB criaram marcadores para, com muito estilo,[…]

    Read more...

Memórias da Serafim

  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...
  • A Rita

    Jun 29, 2020

    Querida Serafim Leite,Acabou…Acabou o tempo de caminhar todos os dias pelo teu chão, o tempo de sentir a tua alegria por entre as paredes. Acabou o tempo de receber, dentro de ti, os melhores abraços e os mais sábios conselhos.[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 20 visitantes e 0 membros em linha