Foi com entusiasmo que, pelo terceiro ano consecutivo, os professores de Matemática, em colaboração com os seus colegas de Português e de Ciências Naturais, no âmbito das atividades dos Dias Abertos, levaram a cabo um Peddy Paper, destinado a alunos do 4.º ano das Escolas Básicas do Agrupamento. Depois do trabalho prévio de preparação, o resultado final foi um sucesso!


Os meninos e meninas, logo pela manhã do dia 17 de março, chegaram à escola, onde na sala 9 foi realizada uma breve explicação da atividade, tirada uma foto de cada uma das 14 equipas e foi registada a hora de partida. Nessa altura as equipas, cada uma delas acompanhada por um aluno do 5.º ano, da turma C, que de forma empenhada e responsável ajudou a percorrer os cantos à casa, foram à descoberta dos enigmas e dispostas a vencer.
Durante quase noventa minutos percorreram a escola sede do Agrupamento Dr. Serafim Leite, entusiasmados e atarefados na ânsia de cumprirem o estipulado no guião e de chegarem em 1.º lugar, no mais curto espaço de tempo. Empenharam-se, divertiram-se até que, ao final da manhã, começaram a chegar ao posto final para entregar o material.
A equipa organizadora procedeu à conferência dos resultados, enquanto os meninos retemperavam forças. Realizada a conferência das respostas, as três equipas vencedoras foram: Big Team, Campeões e Os Destruidores, da EB1 do Parque.
Ainda no âmbito dos Dias Abertos, as salas 10 e 11 destinaram-se a Jogos Matemáticos, Ilusões de Ótica e Origami.
Na sala 10 os alunos tinham à disposição vários jogos de estratégia e raciocínio matemático (Cães e Gatos, Hex, Ouri, Semáforos, etc.) para além de uma infinidade de “Ilusões Óticas”, Humor Matemático, Quebra-cabeças, entre outras curiosidades.
Na sala do Origami a azáfama foi grande com os visitantes muito entusiasmados em aprender a técnica e em fazer os seus trabalhos para levar para casa. O Dia do Pai não foi esquecido pelo que, no decorrer deste fim de semana, muitos sorrisos se abrirão com uma prenda tão bonita e original construída pelos seus filhos. Nesta sala contámos com o apoio de alguns alunos da turma F, do décimo primeiro ano e com a colaboração de alguns colegas do grupo de Artes Visuais.
No dia 17 de março à tarde, decorreu o concurso Super T - Cálculo Mental que contou com a presença de mais de 50 concorrentes distribuídos pelos 5 escalões, que se defrontaram de forma empenhada e renhida. Neste torneio foram apurados os campeões e vice-campeões que irão participar e representar o Agrupamento a nível Nacional e Europeu.
O cansaço e a agitação foram enormes, mas compensados por um balanço bastante positivo a avaliar pela participação e entusiasmo com que a comunidade educativa aderiu às atividades propostas.
Com o prazer do dever cumprido, fica ainda o compromisso de que, no próximo ano, seja desenvolvido um trabalho ainda melhor a bem da “Matemática” e do sucesso escolar dos nossos alunos!


Os professores do grupo 500

REPORTAGENS TOTOGRÁFICAS NOS LINKS ABAIXO

Matemática – origamis

Matemática - Peddy Paper

Matemática - Super T

 

 

Matematica logo