Foi com entusiasmo que, pelo terceiro ano consecutivo, os professores de Matemática, em colaboração com os seus colegas de Português e de Ciências Naturais, no âmbito das atividades dos Dias Abertos, levaram a cabo um Peddy Paper, destinado a alunos do 4.º ano das Escolas Básicas do Agrupamento. Depois do trabalho prévio de preparação, o resultado final foi um sucesso!


Os meninos e meninas, logo pela manhã do dia 17 de março, chegaram à escola, onde na sala 9 foi realizada uma breve explicação da atividade, tirada uma foto de cada uma das 14 equipas e foi registada a hora de partida. Nessa altura as equipas, cada uma delas acompanhada por um aluno do 5.º ano, da turma C, que de forma empenhada e responsável ajudou a percorrer os cantos à casa, foram à descoberta dos enigmas e dispostas a vencer.
Durante quase noventa minutos percorreram a escola sede do Agrupamento Dr. Serafim Leite, entusiasmados e atarefados na ânsia de cumprirem o estipulado no guião e de chegarem em 1.º lugar, no mais curto espaço de tempo. Empenharam-se, divertiram-se até que, ao final da manhã, começaram a chegar ao posto final para entregar o material.
A equipa organizadora procedeu à conferência dos resultados, enquanto os meninos retemperavam forças. Realizada a conferência das respostas, as três equipas vencedoras foram: Big Team, Campeões e Os Destruidores, da EB1 do Parque.
Ainda no âmbito dos Dias Abertos, as salas 10 e 11 destinaram-se a Jogos Matemáticos, Ilusões de Ótica e Origami.
Na sala 10 os alunos tinham à disposição vários jogos de estratégia e raciocínio matemático (Cães e Gatos, Hex, Ouri, Semáforos, etc.) para além de uma infinidade de “Ilusões Óticas”, Humor Matemático, Quebra-cabeças, entre outras curiosidades.
Na sala do Origami a azáfama foi grande com os visitantes muito entusiasmados em aprender a técnica e em fazer os seus trabalhos para levar para casa. O Dia do Pai não foi esquecido pelo que, no decorrer deste fim de semana, muitos sorrisos se abrirão com uma prenda tão bonita e original construída pelos seus filhos. Nesta sala contámos com o apoio de alguns alunos da turma F, do décimo primeiro ano e com a colaboração de alguns colegas do grupo de Artes Visuais.
No dia 17 de março à tarde, decorreu o concurso Super T - Cálculo Mental que contou com a presença de mais de 50 concorrentes distribuídos pelos 5 escalões, que se defrontaram de forma empenhada e renhida. Neste torneio foram apurados os campeões e vice-campeões que irão participar e representar o Agrupamento a nível Nacional e Europeu.
O cansaço e a agitação foram enormes, mas compensados por um balanço bastante positivo a avaliar pela participação e entusiasmo com que a comunidade educativa aderiu às atividades propostas.
Com o prazer do dever cumprido, fica ainda o compromisso de que, no próximo ano, seja desenvolvido um trabalho ainda melhor a bem da “Matemática” e do sucesso escolar dos nossos alunos!


Os professores do grupo 500

REPORTAGENS TOTOGRÁFICAS NOS LINKS ABAIXO

Matemática – origamis

Matemática - Peddy Paper

Matemática - Super T

 

 

Matematica logo


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 81 visitantes e 0 membros em linha