No âmbito do PNL, surgiu, este ano letivo, mais um desafio, «Ler + Espaço». Assim, a partir de um trabalho colaborativo entre os grupos/disciplinas de Português, Física e Química, o 1.º ciclo (Português, Estudo do Meio e Educação Artística), a Biblioteca Escolar e o Clube Ciência Viva, foi lançado o repto a todos os alunos do Agrupamento que, prontamente, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, pegaram em livros alusivos à temática, com a ajuda dos seus professores e da professora bibliotecária, e voaram no tempo e… no espaço.


Assim, as obras «O Principezinho» (Antoine de Saint- Exupéry), «O Planeta Azul» (Luísa Ducla Soares), «Galileu, Galilei» (Génios do Mundo), «Da Terra à Lua» (Júlio Verne), «Diálogo com o Principezinho» (Fernando Cardoso), «Akira» (Katshuhiro Otomo) e o «Sonho Espacial" (F. Luís de Almeida) foram, então, escolhidas pelos nossos alunos, a partir das quais criaram textos, foguetões, robôs, maquetes do Sistema Solar, telescópios, bandas desenhadas, ou seja, toda uma panóplia de projetos que nos revelam que os nossos pequenos heróis nos surpreendem, sempre!
No entanto, só dois trabalhos (1.º/2.º ciclos e outro do 3.º ciclo/Secundário) poderiam continuar o percurso rumo à fase nacional. Segundo os critérios estipulados no regulamento, os cientistas leitores que venceram esta primeira etapa foram os seguintes:
- Daniela Silva e Inês Ferreira (4.º B da EB1 do Parque) com o projeto «Foguetão de Sonho»;
- Diana Cardoso, João Monteiro, Maria Ramadinha, Marlene Rodrigues e Tiago Anjos, do 11.º A, com o projeto «Um olhar infindável» (telescópio).
Mereceram, ainda, da parte do júri, lugar de destaque e, por conseguinte, uma menção honrosa, ao nível interno, os alunos:
- 1.º/ 2.º ciclos: Frederico Rodrigues (4.º B do Parque), Catarina Cruz e Carolina Rocha (6.º B);
- Secundário: Afonso Martins (11.º B), Lohany Zilber e Sara Moura (11.º C).
Esperamos que esta iniciativa, que contou com um total de 24 projetos, sirva de estímulo, para que outros se lancem rumo a esta aventura espacial, no próximo ano letivo, na companhia de um livro, o nosso fiel amigo de todas as circunstâncias.

Dina Sarabando

 

Para veres os trabalhos dos vários alunos e grupos, clica nos links seguintes

 

Primeiro ciclo - EB do Parque - 4ºB 

 

Afonso Martins - 11º B

 

Carolina Rocha 6B

 

Catarina Cruz 6ºB

 

Lohany e Sara - 11º C

 

Carolina e Maria Leonor - 6ºB

 

Matilde Bessa e Catarina Cruz - 6ºB11ºA - Da terra à lua - Vários alunos

 

 

AN logo ler


Blogue da Biblioteca Escolar

Memórias da Serafim

  • Os passeios da escola.

    Oct 4, 2020

    Os passeios da escola. Desde o início a escola praticou os passeios. Mais ou menos educativos, mais ou menos lúdicos, a escola sempre saiu dos seus muros. Aqui ficam três registos. Na foto em destaque em passeio a Montalegre, 29 de junho de 2003,[…]

    Read more...
  • Os finalistas de 1972/73

    Sep 23, 2020

    Os finalistas de 1972/73

    Read more...
  • Os livros de finalistas

    Sep 22, 2020

    Os livros de finalistas Estas publicações anuais eram excelentes registos para memória futura das realizações culturais levadas a cabo e, ao mesmo tempo, indeléveis assentamentos dos nomes e faces das gerações que passavam pela escola. No exemplar que agora se digitaliza, cuja oferta muito[…]

    Read more...
  • Os deveres do aluno

    Sep 14, 2020

    Os deveres do aluno No tempo do Estado Novo os deveres do alunos eram bem divulgados. Da ficha dos alunos constava a lista que se mostra. Atuais, ou não, eis um registo numa caderneta de um aluno que se extraiu do excente facebook dos[…]

    Read more...
  • As Fichas

    Sep 14, 2020

    As Fichas De uma escola se espera recolha de dados permanente. Em outras eras as coisas eram mais românticas, mais palpáveis. Hoje as fichas foram substituídas por tabelas exel, mais completas mas também mais assépticas. Aqui ficam dois exemplos, devidamente ocultados, porque[…]

    Read more...

Por aqui...

Temos 47 visitantes e 0 membros em linha