No âmbito do PNL, surgiu, este ano letivo, mais um desafio, «Ler + Espaço». Assim, a partir de um trabalho colaborativo entre os grupos/disciplinas de Português, Física e Química, o 1.º ciclo (Português, Estudo do Meio e Educação Artística), a Biblioteca Escolar e o Clube Ciência Viva, foi lançado o repto a todos os alunos do Agrupamento que, prontamente, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, pegaram em livros alusivos à temática, com a ajuda dos seus professores e da professora bibliotecária, e voaram no tempo e… no espaço.


Assim, as obras «O Principezinho» (Antoine de Saint- Exupéry), «O Planeta Azul» (Luísa Ducla Soares), «Galileu, Galilei» (Génios do Mundo), «Da Terra à Lua» (Júlio Verne), «Diálogo com o Principezinho» (Fernando Cardoso), «Akira» (Katshuhiro Otomo) e o «Sonho Espacial" (F. Luís de Almeida) foram, então, escolhidas pelos nossos alunos, a partir das quais criaram textos, foguetões, robôs, maquetes do Sistema Solar, telescópios, bandas desenhadas, ou seja, toda uma panóplia de projetos que nos revelam que os nossos pequenos heróis nos surpreendem, sempre!
No entanto, só dois trabalhos (1.º/2.º ciclos e outro do 3.º ciclo/Secundário) poderiam continuar o percurso rumo à fase nacional. Segundo os critérios estipulados no regulamento, os cientistas leitores que venceram esta primeira etapa foram os seguintes:
- Daniela Silva e Inês Ferreira (4.º B da EB1 do Parque) com o projeto «Foguetão de Sonho»;
- Diana Cardoso, João Monteiro, Maria Ramadinha, Marlene Rodrigues e Tiago Anjos, do 11.º A, com o projeto «Um olhar infindável» (telescópio).
Mereceram, ainda, da parte do júri, lugar de destaque e, por conseguinte, uma menção honrosa, ao nível interno, os alunos:
- 1.º/ 2.º ciclos: Frederico Rodrigues (4.º B do Parque), Catarina Cruz e Carolina Rocha (6.º B);
- Secundário: Afonso Martins (11.º B), Lohany Zilber e Sara Moura (11.º C).
Esperamos que esta iniciativa, que contou com um total de 24 projetos, sirva de estímulo, para que outros se lancem rumo a esta aventura espacial, no próximo ano letivo, na companhia de um livro, o nosso fiel amigo de todas as circunstâncias.

Dina Sarabando

 

Para veres os trabalhos dos vários alunos e grupos, clica nos links seguintes

 

Primeiro ciclo - EB do Parque - 4ºB 

 

Afonso Martins - 11º B

 

Carolina Rocha 6B

 

Catarina Cruz 6ºB

 

Lohany e Sara - 11º C

 

Carolina e Maria Leonor - 6ºB

 

Matilde Bessa e Catarina Cruz - 6ºB11ºA - Da terra à lua - Vários alunos

 

 

AN logo ler


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL