O nosso Agrupamento abraçou, pela primeira vez, o concurso de escrita criativa, promovido pelo projeto europeu designado «READ ON», tendo respondido a este novo desafio alguns alunos do 12.º ano (A, B e C), o qual implicava a redação de um texto original e criativo sob o mote: «My life» (A minha vida). Apesar do tom intimista que, à primeira vista, o título anunciava, o certo é que nasceram formas distintas de cada um, à sua maneira, desenvolver a temática.


E, mais uma vez, as letras da Serafim Leite ecoaram bem longe e, por isso, com todo o gáudio e, sobretudo, orgulho, tomámos conhecimento do 2.º lugar alcançado, ao nível nacional, no grupo etário entre os 16 e os 19 anos, pela nossa aluna, Marta Coelho, do 12.º B.
Para além de um cheque oferta de uma empresa na área da cultura e ou tecnologias, alcançado pela Marta, na sua categoria, destaca-se, ainda, o facto de o seu texto vir a ser, com todo o mérito, publicado numa edição especial da revista inglesa «Spark Young Writer Magazine» (iremos estar à espreita), tal como (como já o foi) divulgado na página web do projeto READ ON e, eventualmente, apresentado nos Festivais de Literatura de 2021, levados a cabo pelos parceiros do projeto. Portanto, esta é, com certeza, a recompensa merecida!
Como não podia deixar, porque estamos a falar do mundo da escrita, saboreemos as palavras da nossa Marta:

«Sempre amei ler, assim como escrever. Por isso, sempre que qualquer situação me cativa, de forma particular, simplesmente, não consigo resistir... e o concurso «Read on» foi um desses casos, assim que me foi apresentado.
Escrever sobre a nossa própria vida – o tema que me foi proposto - parecia, à primeira vista, um tema bem simples… mas não foi, apesar de considerar que a minha vida é tão comum como a de qualquer outro jovem…
Por isso, mais do que escrever um texto, esta foi uma experiência de reflexão e de autoconhecimento que me fez perceber que ainda não vivi nada, mas que tenho – acreditem - muito para escrever.»

(Marta Coelho, 12.º B, Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais)

Parabéns, Marta!

Professora Dina Sarabando

 

 

AN Foto Read on Marta Coelho 12ºB

                                                                                        Marta Coelho

 

O TEXTO PREMIADO

AN texto1

AN texto2

AN texto3

-----------------------------------

Banda Desenhada da aluna Marta Coelho, apresentada ao Concurso Read on

AN BD Marta Coelho AESL Read On

AN logo read on


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]