AESL- Maio 2011

As histórias sempre correram de boca em boca, de geração em geração, de aqui para ali e chegaram ao nosso Agrupamento! Além disso, não é preciso ser-se pequenino para se gostar de ouvir e contar histórias. Há até quem diga que somos sempre crianças!... E (cá entre nós) é bem verdade! E ainda bem!
Viajando rumo a uma miríade de contos, lendas, mitos, fábulas, parábolas e mitos, de distintas nacionalidades e de autores variados (alguns anónimos), os alunos dos 12.º A, B e C recriaram narrativas tradicionais ou tiveram mesmo a ousadia de realizar histórias inéditas, num cruzamento entre a fantasia e a realidade, de forma individual ou colaborativa.


Toda esta magia, para além de constituir um desafio na disciplina de Português, surgiu, também, como resposta ao concurso “Contadores de histórias!”, promovido pelo projeto europeu designado «READ ON», em parceria com o Plano Nacional de Leitura, o qual implicou, como já referido, a produção de uma história original ou o reconto de outras já existentes, usando, para o efeito, recursos digitais áudio ou vídeo.
E, mais uma vez, o talento dos jovens da Serafim Leite e, em particular, o da Sofia Paiva, do 12.º B, para nosso orgulho, fez a diferença. O trabalho da nossa aluna, baseado no conto tradicional da autoria de Hans Christian Andersen, «A Menina dos Fósforos», foi, então, distinguido por um júri, constituído por elementos do projeto, do PNL2027, por professores de Multimédia e por outros elementos convidados de reconhecida experiência na área da utilização educativa das TIC, tendo conquistado o único prémio possível neste concurso e na categoria B (16-19 anos).
Para além de um cheque-oferta de uma empresa na área da cultura e ou tecnologias bem simpático, destaca-se, ainda, o facto de o seu trabalho vir a ser, com todo o mérito, publicado na página web do projeto e apresentado em festivais literários dos parceiros do projeto READ ON e noutros suportes considerados pertinentes pelos promotores do concurso. Portanto, esta é, sem dúvida, uma recompensa gratificante e bem merecida!
Como não podia deixar, vamos «escutar» as palavras da Sofia e, de seguida, não se esqueçam de, ao som da sua voz, se deixarem encantar (apesar da tristeza subjacente) pela história da pequena rapariga dos fósforos:


«A arte de contar histórias sempre fez parte da minha vida, muito provavelmente, graças a todas as histórias que me eram lidas antes de adormecer e às histórias que ainda me contam sobre o passado e sobre as memórias que lhe pertencem.
Quer estejam escritas quer não, são tudo palavras que formam uma narrativa que alimenta a curiosidade.
Este projeto, "Contadores de Histórias" do programa «Read On», foi uma perfeita continuação desse lado infantil que continua a crescer comigo. No entanto, participei por "brincadeira" e nunca pensei que poderia sequer ganhar, mas a criança (que ainda sou) não podia ter ficado mais orgulhosa.». (Sofia Paiva, 12.º B, Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais)

Parabéns, Sofia!

 

AN MIX read on contadores

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL