No dia 19 de maio, as turmas dos 8.ºA, B e C tiveram a oportunidade de assistir, ao vivo e a cores, no Centro Multidisciplinar Interativo do AESL, à peça de teatro “Aquilo que os Olhos veem ou o Adamastor”, da autoria de Manuel António Pina, protagonizada pelos atores da companhia “Etcetera”.


Esta iniciativa, organizada no âmbito da disciplina de Português, pelas docentes Dina Sarabando e Mariza Cardoso, contou com a presença de 59 alunos, um pouco reticentes, inicialmente, com o que lhes seria apresentado. Perto das 14h30, o espetáculo teve o seu arranque e, de imediato, pela qualidade demonstrada com o cenário, a indumentária, as vozes e a dinâmica em palco, os atores facilmente cativaram os jovens espetadores que não perdiam «pitada» da representação.

O capitão, igualmente o marinheiro Diogo, o Manuel, o Mestre João e, simultaneamente, pai de Manuel e a mãe de Manuel, também um marinheiro, conseguiram, sem dúvida, suscitar, no pequeno grande palco do CMI, o interesse de todos, alunos e professoras, que, de uma forma bem mais atrativa, assistiram à representação do texto dramático lecionado nas aulas de Português. Embora aludida, falhou apenas a personagem da irmã do Manuel, a Ana.

No término da representação, todos aplaudiram o sucesso desta iniciativa e ninguém, ao contrário do que vem sendo habitual, quis lançar questões aos atores.

Foi, sem dúvida, um momento bem passado, a bordo da nau dos «Etcetera» que nos ofereceram um surpreendente espetáculo, uma vez que não é um texto dramático fácil de ser trabalhado em palco e, curiosamente, com bons momentos de riso à mistura, o que não seria de esperar, tendo em conta o âmago da peça.

Esta é uma prática que se está a tornar comum, no nosso Agrupamento, trazer o teatro à escola, a qual se tem revelado muito positiva para a aprendizagem dos alunos.

Adeus, Adamastor, e até para o ano n’ «Os Lusíadas»!

Dina Paula Sarabando

adamastor1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL