No presente ano letivo, o nosso Agrupamento continua a trilhar o caminho da inclusão de vários alunos de proveniências diversas, acolhendo-os a todos com o máximo carinho, responsabilidade e desejo de integração na comunidade educativa e na sociedade portuguesa. De modo a facilitar esta inclusão, tem sido feito um notável esforço, por parte do Agrupamento, em termos da aprendizagem e da promoção da Língua Portuguesa, fator fundamental na inclusão de qualquer pessoa num novo país. 

Atualmente, frequentam o AESL vinte e nove alunos, de dia, que têm o Português como língua não materna, provenientes da Síria, Afeganistão, Venezuela, Argentina, Ucrânia, Inglaterra e Suíça. Já no Ensino Recorrente, a frequentar Português Língua de Acolhimento, a escola conta com quatro turmas (A1 e A2). 

Visando a sua integração, todos estes alunos, no ensino diurno, entre outras iniciativas, beneficiam de um Projeto de Mentoria com alunos das suas turmas, com o desígnio de os ajudar na aquisição de novas competências sociais e educativas para todos, sendo os intervenientes apoiados por uma equipa coordenadora que planifica, orienta e avalia todo o processo de integração de cada aluno. 

Na voz dos alunos, aprender a Língua Portuguesa é fundamental, pois “falar Português é importante para se viver em Portugal”, “perceber Português ajuda-nos a estudar melhor e a encontrar um trabalho no futuro”. As aulas de PLNM, por níveis de proficiência linguística, “são muito boas, porque é um grupo mais pequeno”, “são mais fáceis, porque a atenção está focada em nós” e “são importantes e divertidas, porque somos um grupo unido”.

No fundo, a missão do AESL continua, mantemos a tradição de bem acolher e de formar cidadãos bem integrados na vida da nossa região e do nosso país.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL