Neste momento de abertura cultural, em todo o agrupamento serafino, o Português marcou, igualmente, a sua presença, através de uma amostra do que, na verdade, pode ser desenvolvido na disciplina que representa a nossa língua materna.


Assim, nunca descurando a eterna ligação com a Biblioteca Escolar, os docentes de Português tiveram o cuidado de mostrar, a toda a comunidade educativa, alguns trabalhos realizados pelos nossos alunos, ao longo do presente ano letivo, através de uma exposição permanente na sala 17. Assim, foi possível apreciar as iniciativas desenvolvidas em torno d’ “A Vida Mágica da Sementinha”, d’ “O Cavaleiro da Dinamarca”, de Camões lírico e ainda de “Frei Luís de Sousa”, numa dinâmica interciclos. A entrada da sala contava com um mapa colorido que contemplava o contraste entre a Leonor de Camões, a tal que vai para a fonte descalça, mas não segura, e a moderna Leonor que, de lambreta, se dirige para a praia com o seu namorado, na ótica de António Gedeão. Já no átrio da escola, foram expostas árvores, numa reminiscência ao Dia Mundial da Poesia e da Árvore, com quadras realizadas pelos alunos do 10.º ano.
Além dos trabalhos literários, houve, também, a necessidade de se exporem os contributos pedagógicos realizados no âmbito do projeto “Escola Amiga dos Direitos Humanos”, numa divulgação estético-linguística, dos direitos humanos contemplados universalmente, além de materiais construídos no âmbito dos projetos de leitura recreativa, entre outras circunstâncias que espelhavam a disciplina.
Numa outra dinâmica, mais prática, os docentes de Português e os alunos envolvidos desenvolveram atividades mais lúdicas como o “Peddy Paper de Línguas” (3.º ciclo e Ensino Secundário) e um concurso de adivinhas, “Adivinha se fores capaz”(2.º ciclo). Para além destas, sobressaiu, ainda, a iniciativa desenvolvida em sintonia com a BE, “Operação Leitor Ativo”, que contou com a presença de alunos da Universidade Sénior e do 10.º A e B do nosso estabelecimento de ensino, promovendo-se, deste modo, a leitura, numa amena cavaqueira bem cultural…
Tudo valeu a pena? Claro que sim!


O Grupo de Português,
Em “Dias Abertos”

 

Para ver todas as fotos, clique em:

Dias abertos - Atividades de Português

 

 

 

1portug an