Os nossos alunos estão de parabéns!

A participação no concurso foi massiva e extremamente criativa!

Entre os dias 24 e 27 de setembro de 2021, os alunos das turmas C e D, do 6º ano, sob supervisão da professora de Inglês, Dina Paiva, elaboraram pequenos cartazes com palavras a seu gosto em várias línguas europeias, no âmbito do Dia Europeu das Línguas. Foi curiososo verificar que muitos tiveram de pesquisar alguns países para saberem se faziam parte da Europa.

No sentido de evocar o Dia Europeu das Línguas, os alunos de Inglês do 12.º A e B, sob orientação da professora Dina Paiva, elaboraram posters com poemas em diferentes línguas europeias, que posteriormente ilustraram com imagens ou fotografias alusivas ao país em causa. No fundo de cada poster também se encontra um QR code, criado por eles, onde qualquer elemento da comunidade escolar pode ler a tradução do poema em questão na língua inglesa e/ou portuguesa.

Todos os alunos finalistas do Campeonato SuperTmatik-Vocabulário Inglês foram premiados com diplomas da Eudactica e com prémios variados, de acordo com posição obtida do ranking.

De realçar o empenho, o entusiasmo e os excelentes resultados obtidos a nível internacional dos nossos meninos e meninas! São um orgulho!!

Parabéns a todos e, para o ano há mais!!

A turma do 8ºA, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu ensaiar o pequeno conto “Rainbow people” e transformá-lo numa pequena peça de teatro (ensaiada e apresentada em apenas 50 minutos de aula!).

O conto pretende chamar a atenção para o enriquecimento na convivência entre diferentes povos (representados pelas diferentes cores) e para os aspetos negativos resultantes da xenofobia e discriminação.

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

AESL- Maio 2011

As histórias sempre correram de boca em boca, de geração em geração, de aqui para ali e chegaram ao nosso Agrupamento! Além disso, não é preciso ser-se pequenino para se gostar de ouvir e contar histórias. Há até quem diga que somos sempre crianças!... E (cá entre nós) é bem verdade! E ainda bem!
Viajando rumo a uma miríade de contos, lendas, mitos, fábulas, parábolas e mitos, de distintas nacionalidades e de autores variados (alguns anónimos), os alunos dos 12.º A, B e C recriaram narrativas tradicionais ou tiveram mesmo a ousadia de realizar histórias inéditas, num cruzamento entre a fantasia e a realidade, de forma individual ou colaborativa.

O nosso Agrupamento abraçou, pela primeira vez, o concurso de escrita criativa, promovido pelo projeto europeu designado «READ ON», tendo respondido a este novo desafio alguns alunos do 12.º ano (A, B e C), o qual implicava a redação de um texto original e criativo sob o mote: «My life» (A minha vida). Apesar do tom intimista que, à primeira vista, o título anunciava, o certo é que nasceram formas distintas de cada um, à sua maneira, desenvolver a temática.

AESL, março de 2021

Neste preciso ano letivo, apesar de todas as contingências, o nosso Agrupamento continua a abraçar os projetos que contribuem para o alargamento dos horizontes dos alunos, não descurando novos desafios, entre eles o Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta, organizado pelas Coordenadoras da Biblioteca Escolar e do Grupo de Português.

Por: Carmo Silva

Saber escrever Poesia
É uma Arte que exige Sabedoria
Exige esmero e muita Mestria.
Não basta a preocupação com a rima
Não basta a expressão de sentimentos
É necessária muita paciência
Escrever, ler e reescrever
Guardar os versos na memória,
No fundo de uma gaveta, numa agenda,
Isso realmente importa.

 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL