Na manhã de 14/10/2021, depois de sairmos da escola, às 8:30, fomos à Serra da Freita. Encontrámo-nos com as guias Maria João e Daniela que estiveram a falar um pouco sobre as rochas predominantes no Arouca Geopark e da nossa localização. Fomos caminhar para explorar melhor a paisagem e alguns apanharam amostras de minerais do granito, nomeadamente o quartzo. 

Vimos alguns painéis que falavam sobre a vegetação e os animais (libelinhas e libélulas, entre outros). De seguida, dirigimo-nos ao Contacto Litológico da Mizarela onde os xistos e os granitos se encontravam, onde apanhamos estaurolites (mineral formado por metamorfismo). Depois seguimos até à Frecha da Mizarela, onde nós experienciamos a maior queda de água de Portugal continental com cerca de 75 metros de altitude, de onde conseguíamos observar a Serra da Estrela, em dias de céu limpo.
A nossa próxima paragem foi o campo de dobras da Castanheira, onde conseguimos observar dobras e microdobras em xisto e filões de quartzo. O nosso último Geossítio foram as pedras parideiras, onde presenciamos um fenómeno geológico único.

Entretanto, chegámos a um parque de merendas muito concorrido pelos turistas e aí partilhamos a comida, em alegre convívio entre alunos e professores, onde se destacaram iguarias típicas de São João da Madeira e preparadas de forma carinhosa pelos nossos pais. Quando todos acabámos de almoçar, fomos brincar, gravar tiktoks, jogar às apanhadinhas, entre outros. Por volta das 14.30 e depois de estar tudo devidamente limpo e arrumado, dirigimo-nos ao centro de Arouca.

Inicialmente, fomos à Loja Interativa de Turismo, onde visualizámos um interessantíssimo filme sobre o Geopark, as suas rochas e a cultura da vila. Mais tarde, fomos ao Museu Municipal, no qual pudemos ver exposições alusivas à cultura local e aos costumes tradicionais. Neste, também pudemos observar fósseis de trilobites que habitavam a zona onde agora se situa a vila. Seguiu-se um momento de descontração no Parque Municipal Rainha Santa Mafalda, no qual nós lanchamos, antes do regresso à escola. A viagem de autocarro foi bastante animada, tendo havido músicas entoadas por nós, após a sensação de um dia passado em pleno!

Os alunos das turmas do 7.º ano

Veja as fotos [aqui]

7 Geopark1

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]