Na manhã de 14/10/2021, depois de sairmos da escola, às 8:30, fomos à Serra da Freita. Encontrámo-nos com as guias Maria João e Daniela que estiveram a falar um pouco sobre as rochas predominantes no Arouca Geopark e da nossa localização. Fomos caminhar para explorar melhor a paisagem e alguns apanharam amostras de minerais do granito, nomeadamente o quartzo. 

Vimos alguns painéis que falavam sobre a vegetação e os animais (libelinhas e libélulas, entre outros). De seguida, dirigimo-nos ao Contacto Litológico da Mizarela onde os xistos e os granitos se encontravam, onde apanhamos estaurolites (mineral formado por metamorfismo). Depois seguimos até à Frecha da Mizarela, onde nós experienciamos a maior queda de água de Portugal continental com cerca de 75 metros de altitude, de onde conseguíamos observar a Serra da Estrela, em dias de céu limpo.
A nossa próxima paragem foi o campo de dobras da Castanheira, onde conseguimos observar dobras e microdobras em xisto e filões de quartzo. O nosso último Geossítio foram as pedras parideiras, onde presenciamos um fenómeno geológico único.

Entretanto, chegámos a um parque de merendas muito concorrido pelos turistas e aí partilhamos a comida, em alegre convívio entre alunos e professores, onde se destacaram iguarias típicas de São João da Madeira e preparadas de forma carinhosa pelos nossos pais. Quando todos acabámos de almoçar, fomos brincar, gravar tiktoks, jogar às apanhadinhas, entre outros. Por volta das 14.30 e depois de estar tudo devidamente limpo e arrumado, dirigimo-nos ao centro de Arouca.

Inicialmente, fomos à Loja Interativa de Turismo, onde visualizámos um interessantíssimo filme sobre o Geopark, as suas rochas e a cultura da vila. Mais tarde, fomos ao Museu Municipal, no qual pudemos ver exposições alusivas à cultura local e aos costumes tradicionais. Neste, também pudemos observar fósseis de trilobites que habitavam a zona onde agora se situa a vila. Seguiu-se um momento de descontração no Parque Municipal Rainha Santa Mafalda, no qual nós lanchamos, antes do regresso à escola. A viagem de autocarro foi bastante animada, tendo havido músicas entoadas por nós, após a sensação de um dia passado em pleno!

Os alunos das turmas do 7.º ano

Veja as fotos [aqui]

7 Geopark1

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL