No passado dia 12 de outubro, as turmas do 9º ano, do Agrupamento Escolas Dr. Serafim Leite, fizeram uma visita de estudo ao Museu do Papel e ao Museu de Santa Maria de Lamas, em Paços de Brandão, mostrando um contraste entre o passado e atualidade.

O primeiro museu visitado foi o Museu do Papel, no qual houve um recuo no tempo,visita estudo 9A1 que permitiu aos alunos aprender e comparar o modo de como fabricavam o papel em tempos passados. No decorrer da visita, foi apresentado todo o processo quer manual quer maquinizado. visita estudo 9A3Neste processo de produção, eram utilizados pedaços de tecido e papel reutilizado. Os alunos aprenderam as etapas de produção do papel, desde a seleção dos papéis e a sua mistura ao corte e secagem deste.

No Museu de Sta. Maria de Lamas, viu-se a fascinante arte barroca com a perturbante poluição nos dias de hoje. A arte barroca, normalmente associada à religião, mostrou-se desvalorizada pelo lixo em seu redor, dando a ideia da destruição de algo sagrado. Houve experiências interativas e a visualização de estruturas incríveis obtidas a partir de lixo.

Foi uma experiência fascinante para todos os alunos e professores.

  

Noticia da MafaldaAna Rosa Pereira

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL