No âmbito do estudo do Módulo 2 (O meu passado e o meu presente) do Curso de Português Língua de Acolhimento, os formandos efetuaram a recolha e reescrita de lendas que marcaram a sua infância. Uma delas foi recolhida pela formanda Luz Marina Espitia, natural da Venezuela.

A chorona (Lenda hispano-americana)

chorona 0A chorona é uma lenda hispano-americana que, segundo a tradição oral, representa o espírito de uma mulher que afogou os seus filhos e, posteriormente, arrependida e amaldiçoada, procurou-os à noite em rios, vilas e cidades, assustando com o seu avassalador chorar todos aqueles que a veem ou ouvem à noite.

Assim, reza a lenda que esta foi uma história de terror familiar que tem origem no início do século XVI, na América do Sul. Em noites de lua cheia, vizinhanças inteiras teriam o sono perturbado pelo choro insistente de uma mulher desesperada. Ela estaria à procura dos seus dois filhos. Mas encontrá-los seria impossível: ela própria teria matado as crianças.

Segundo a lenda, essa chorona, como ficaria conhecida, chamava-se Maria. Apaixonada por um homem que a sua família desaprovava, ela decidiu fugir com o amante, e teve dois filhos com este. Até que, certo dia, Maria descobriu que estava a ser traída pelo marido com outra mulher.

Arrasada e cega de raiva, a mulher pegou nos seus filhos — símbolos daquele matrimónio desastroso – e afogou-os num lago. Dois dias depois, quando o ataque de fúria passou, Maria voltou ao rio para encontrar os filhos. Descobriu os dois na margem oposta — ambos já sem vida.

Assim, com a dor insuportável da culpa e do arrependimento, esta morreu de depressão. Mas a sua agonia não teria acabado com a morte. Desde então, o seu fantasma vagaria flutuando pelas cidades, com um vestido branco e um véu que cobre o seu rosto pálido. O espectro levanta as mãos para o céu e chora.

Poderia ser só uma lenda triste se a história não fosse ganhando detalhes assombrosos. Maria não apenas flutuaria aos prantos. Ela também roubaria crianças para substituir as suas.

Esta lenda é a mais clássica do México, e teve tanto sucesso que vários países fizeram adaptações para as suas culturas, como o Brasil. Até dentro do próprio México, há versões mais ou menos diferentes da lenda original. Um dos relatos mexicanos alternativos fala de uma índia que se teria tornado amante de Hernán Cortés, o conquistador espanhol que destruiu o Império Asteca. Ela ter-se-ia arrependido de apoiar os colonizadores, e daí a choradeira.

Outra versão diz que se teria afogado junto com os filhos.

(recolhida e traduzida por Luz Marina Espitia – PLA A2)


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro

    Nov 30, 2022

    Dia da Floresta Autóctone, 23 de novembro Numa parceria entre o Eco Escolas e a Biblioteca Escolar foi lida aos alunos de 5.º ano e alunos de PLNM a história “Tomé, O Gaio Semeador”. Nela, um jovem gaio (ave aparentada dos corvos e das gralhas!!), o Tomé,[…]

  • Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo»

    Nov 27, 2022

    Apresentação do livro «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo» No dia cinco de novembro de dois mil e vinte e dois, realizou-se a apresentação/debate da obra «Bioética da Finitude. A Questão Bioética no Pensamento Contemporâneo», da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, livro selecionado para o Plano Nacional de[…]

  • Concurso Juvenes Translatores

    Nov 25, 2022

    Concurso Juvenes Translatores Os nossos alunos foram selecionados para participarem neste concurso que distingue os melhores jovens tradutores da União Europeia. Com o objetivo de promover a aprendizagem de línguas e a tradução, a Biblioteca associou-se a esta iniciativa, no dia 24 de[…]

  • Boa prática reconhecida pela RBE

    Nov 24, 2022

    Boa prática reconhecida pela RBE As Bibliotecas Escolares do AESL foram reconhecidas por terem uma boa prática com valor para ter a honra de ser publicada no blogue da RBE. Acessos: 12

  • Livros novos na Serafim Leite

    Nov 23, 2022

    Livros novos na Serafim Leite Chegaram livros novos à Biblioteca da Serafim Leite. Anda ver as novidades e leva o teu preferido! Acessos: 18

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL