A equipa constituída por Rodrigo Martins e Rafael Oliveira classificou-se em 10º lugar no TIC –TURING INTERNATIONAL CONTEST. Usando um Simulador de Máquina de Turing e promovido pela universidade de Pisa, o primeiro Concurso Internacional de pensamento computacional decorreu nos dias 15 e 16 setembro durante 3 horas, com início às 8:00. Foram publicados apenas os 10 primeiros classificados a nível mundial.

A máquina de Turing é uma das mais belas e importantes descobertas intelectuais do século 20, proposta por Alan Turing em 1936. Trata-se de um modelo abstrato de computação extremamente poderoso que permite implementar qualquer programa de computador. Sem a Máquina de Turing, os computadores modernos e a ciência da computação não existiriam – pelo menos como a conhecemos.

Em maio passado, e na sequência dos excelentes resultados obtidos no Concurso “Jovens Cientistas”, a Fundação da Juventude, através da Dra. Susana Chaves, desafiou a professora Fátima Pais para participar com duas equipas, em representação de Portugal. O desafio foi prontamente aceite e de imediato juntaram-se mais dois professores, João Paulo Barros e António Ferreira, tendo sido constituídas duas equipas envolvendo alunos do curso de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos:
10º ano – Tiago Lopes e Rafael Oliveira
11º ano – Pedro Pinho e Tiago Costa

Durante os meses de julho e agosto estes alunos preparam-se para a competição, quer através de treino no simulador quer através de sessões online com todas as equipas.

O aluno Tiago Lopes foi selecionado para participar numa mobilidade Erasmus+ que decorreu nos mesmos dias do concurso pelo que foi substituído pelo aluno Rodrigo Martins apenas um dia antes.

Os professores e alunos envolvidos deixaram uma palavra de agradecimento à chefe dos assistentes operacionais Fernanda Gomes e ao assistente operacional Fernando Costa pelo apoio que deram, quer à preparação quer à criação de condições para que o concurso decorresse sem sobressaltos. Finalmente, vincaram um agradecimento especial à Fundação da Juventude, na pessoa da Dra. Susana Chaves, pela oportunidade e confiança que depositou nos professores e alunos envolvidos.

Estamos contentes com os resultados e para o ano faremos certamente muito melhor! Foi esta a opinião unânime de todos os professores e alunos envolvidos.

1 turing

2 turing

3 turing

4 turing

5 turing

6 turing


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL