Alunos veem o mundo com olhos de renascentista

Os alunos do 11ºC visitaram uma exposição de inventos de Leonardo Da Vinci, no passado dia 24, patente na cidade do Porto.

 (Clique nas imagens para ver as fotos)

11C da vinciOs alunos envolveram-se na descoberta da personalidade engenhosa do grande renascentista no âmbito do seu estudo nas disciplinas de programação, matemática e educação física, lecionadas pelas professoras Fátima Pais, Anabela Brandão e Manuela Pinto, respetivamente, entre outros objetivos, esta atividade visava documentar o grupo sobre os primórdios da engenharia e a sua evolução, carreira profissional que os alunos desejam abraçar.

No local do evento, Praça de Gomes Teixeira, frente à Reitoria da Universidade do Porto, tiveram oportunidade de ver maquetes e estruturas representativas de vários protótipos imaginados por Leonardo da Vinci, como por exemplo, o parafuso aéreo, a máquina voadora, o barco de pás e o Homem de Vitrúvio.

Qualquer um destes engenhos representava, para a época, uma visão de tal forma inovadora que levava com frequência à queda em descrédito do seu autor.

Hoje podemos apreciar o espírito visionário de Da Vinci e como tão próximo estava de nós, apesar dos 500 anos que nos separam.

Numa primeira fase partilhamos o que pesquisamos com a guia que nos acompanhou durante toda a experiência. Clique nas imagens para conhecer o nosso trabalho:

vit

 

Homem de Vitrúvio

Veja o trabalho do Paulo, Tiago, Rodrigo, Sandro e do Rafael [aqui]



heli

 

Parafuso Aéreo

Veja o trabalho do Guilherme, Leandro, Daniel, Leonardo Alves e do Renato [aqui]

 

heli

 

Barco de Pás

Veja o trabalho do Emanuel, Sérgio, Filipe, Jorge e do Cristiano [aqui]



heli

 

Máquina Voadora

Veja o trabalho do Leonardo Gomes, Marcelo, David, Simao e do Gabriel [aqui] 

 

Num momento posterior a esta mostra, todo o grupo passou para um novo local da exposição onde nos foram apresentados diversos desafios interativos. O seu objetivo comum era levar o público visitante a observar, questionar e experimentar. Esta atividade permitiu-nos constatar como o pensamento do inventor que via, interpretava e queria fazer avançar o mundo, numa postura nitidamente avançada para a sua época.

Veja as experiências [aqui]

Após a visita a esta exposição, e porque a hora já ia avançada, a turma dirigiu-se para o Jardim de João Chagas (jardim da Cordoaria) para repor energias num almoço-piquenique, tendo-se os alunos dividido em pequenos grupos suficientemente dispersos pelos espaços ao ar livre, dando, assim, cumprimento a todas as regras de prevenção da pandemia.

 Veja as fotos [aqui]

11C almoco

Numa segunda etapa desta atividade, todo o grupo se dirigiu para mais um espaço emblemático da cidade invicta: a Ribeira. Para além da foz de um dos maiores e importantes rios portugueses, o Douro, este local é conhecido, mesmo internacionalmente, pela sua beleza natural, patrimonial e também por ser espaço de convívio e diversão.

Veja as fotos [aqui]

11C caminhada

Aqui, um grupo de alunos, Daniel Silva, Guilherme Martins e Leonardo Alves, propuseram-se indagar sobre a ligação dos transeuntes à sua cidade (se locais) ou a opinião sobre o que estavam a conhecer (se visitantes). Para isso, fizeram algumas entrevistas, registadas apenas em áudio para respeito das regras de proteção de dados, a pessoas que, tal como eles, desfrutavam daquele espaço.

Eis algumas das respostas:

“Gosto muito do Porto”;

“O Porto tem evoluído muito”

“As pessoas aqui são fantásticas”

“A cidade dá a sensação de ser uma aldeia gigante”;

“Gosto muito do meu trabalho”;

“Gosto muito de passear no Porto”

“Gosto muito da convivência das pessoas e é um sítio calmo”

Por último, todo o grupo caminhou até à praça de Lisboa, onde, em agradável e divertido convívio, alunos e professores lancharam e se prepararam para regressar à escola depois de um dia tão cansativo quanto interessante.

A chegada do autocarro à escola-sede ocorreu pelas 17:47, pondo fim àquela que foi a 1ª grande atividade do ano.

visit1

 Os alunos do 11.ºC

Agradecemos aos professores de Português e de Física e Química, Margarida Ribeiro e Pedro Gual, pela ajuda na redação e orientação científica.

 

 

 

 


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Quem muito lê vai a Lisboa!

    Dec 8, 2021

    Quem muito lê vai a Lisboa! No dia 24 de novembro, os alunos premiados no projeto “Os 4 Elementos” – concursos “Ler+Espaço”; “Ler+Mar”, “Terra Mater” e “O Fogo de Prometeu” – foram a Lisboa, a convite do Plano Nacional de Leitura, assistir à entrega de prémios[…]

  • O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz

    Dec 8, 2021

    O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre pela atriz Inácia Cruz A atriz Inácia Cruz, no dia 6 de dezembro, veio às bibliotecas de Fundo de Vila e do Parque contar a história O Homem da Nuvem Escura de Inês Vinagre, da editora Opera Omnia. Neste encontro estiveram presentes as turmas[…]

  • As Vencedoras recebem o prémio

    Dec 8, 2021

    As Vencedoras recebem o prémio A equipa vencedora do Peddy Paper do 7.º ano,  realizado na biblioteca da EBSSL, recebeu o seu merecido prémio. Parabéns, “Vencedoras”! Até parece que adivinhavam que iam ganhar!

  • Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca

    Nov 30, 2021

    Peddy Paper na BE. Vem descobrir a tua biblioteca As turmas do 7.º ano do agrupamento vieram descobrir a biblioteca da EBSSL. Através da realização de um Peddy Paper ficaram a saber tudo, tudo, tudinho sobre a biblioteca: exploraram o seu sítio digital, consultaram o seu fundo documental,  perceberam a CDU[…]

  • Põe à prova os teus conhecimentos

    Nov 29, 2021

    Põe à prova os teus conhecimentos Restauração da Independência Lê a informação e lança-te no desafio de responderes a algumas questões que vão por à prova os teus conhecimentos. Para tal só tens que aceder ao seguinte QUESTIONÁRIO Como deves saber, o dia 1 de Dezembro[…]