Alunos veem o mundo com olhos de renascentista
Os alunos do 11ºC visitaram uma exposição de inventos de Leonardo Da Vinci, no passado dia 24, patente na cidade do Porto.
(Clique nas imagens para ver as fotos)
Os alunos envolveram-se na descoberta da personalidade engenhosa do grande renascentista no âmbito do seu estudo nas disciplinas de programação, matemática e educação física, lecionadas pelas professoras Fátima Pais, Anabela Brandão e Manuela Pinto, respetivamente, entre outros objetivos, esta atividade visava documentar o grupo sobre os primórdios da engenharia e a sua evolução, carreira profissional que os alunos desejam abraçar.
No local do evento, Praça de Gomes Teixeira, frente à Reitoria da Universidade do Porto, tiveram oportunidade de ver maquetes e estruturas representativas de vários protótipos imaginados por Leonardo da Vinci, como por exemplo, o parafuso aéreo, a máquina voadora, o barco de pás e o Homem de Vitrúvio.
Qualquer um destes engenhos representava, para a época, uma visão de tal forma inovadora que levava com frequência à queda em descrédito do seu autor.
Hoje podemos apreciar o espírito visionário de Da Vinci e como tão próximo estava de nós, apesar dos 500 anos que nos separam.
Numa primeira fase partilhamos o que pesquisamos com a guia que nos acompanhou durante toda a experiência. Clique nas imagens para conhecer o nosso trabalho:
Homem de Vitrúvio
Veja o trabalho do Paulo, Tiago, Rodrigo, Sandro e do Rafael [aqui]
Parafuso Aéreo
Veja o trabalho do Guilherme, Leandro, Daniel, Leonardo Alves e do Renato [aqui]
Barco de Pás
Veja o trabalho do Emanuel, Sérgio, Filipe, Jorge e do Cristiano [aqui]
Máquina Voadora
Veja o trabalho do Leonardo Gomes, Marcelo, David, Simao e do Gabriel [aqui]
Num momento posterior a esta mostra, todo o grupo passou para um novo local da exposição onde nos foram apresentados diversos desafios interativos. O seu objetivo comum era levar o público visitante a observar, questionar e experimentar. Esta atividade permitiu-nos constatar como o pensamento do inventor que via, interpretava e queria fazer avançar o mundo, numa postura nitidamente avançada para a sua época.
Veja as experiências [aqui]
Após a visita a esta exposição, e porque a hora já ia avançada, a turma dirigiu-se para o Jardim de João Chagas (jardim da Cordoaria) para repor energias num almoço-piquenique, tendo-se os alunos dividido em pequenos grupos suficientemente dispersos pelos espaços ao ar livre, dando, assim, cumprimento a todas as regras de prevenção da pandemia.
Veja as fotos [aqui]
Numa segunda etapa desta atividade, todo o grupo se dirigiu para mais um espaço emblemático da cidade invicta: a Ribeira. Para além da foz de um dos maiores e importantes rios portugueses, o Douro, este local é conhecido, mesmo internacionalmente, pela sua beleza natural, patrimonial e também por ser espaço de convívio e diversão.
Veja as fotos [aqui]
Aqui, um grupo de alunos, Daniel Silva, Guilherme Martins e Leonardo Alves, propuseram-se indagar sobre a ligação dos transeuntes à sua cidade (se locais) ou a opinião sobre o que estavam a conhecer (se visitantes). Para isso, fizeram algumas entrevistas, registadas apenas em áudio para respeito das regras de proteção de dados, a pessoas que, tal como eles, desfrutavam daquele espaço.
Eis algumas das respostas:
“Gosto muito do Porto”;
“O Porto tem evoluído muito”
“As pessoas aqui são fantásticas”
“A cidade dá a sensação de ser uma aldeia gigante”;
“Gosto muito do meu trabalho”;
“Gosto muito de passear no Porto”
“Gosto muito da convivência das pessoas e é um sítio calmo”
Por último, todo o grupo caminhou até à praça de Lisboa, onde, em agradável e divertido convívio, alunos e professores lancharam e se prepararam para regressar à escola depois de um dia tão cansativo quanto interessante.
A chegada do autocarro à escola-sede ocorreu pelas 17:47, pondo fim àquela que foi a 1ª grande atividade do ano.
Os alunos do 11.ºC
Agradecemos aos professores de Português e de Física e Química, Margarida Ribeiro e Pedro Gual, pela ajuda na redação e orientação científica.