No passado dia 2 de maio, as turmas A, B e C do 8º ano realizaram uma visita de estudo no âmbito do Plano de Trabalho das respetivas turmas.

Na companhia da frescura matinal e do sol que espreitava alegremente, partiram à descoberta da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, área destinada à proteção de habitats, flora e fauna selvagens.

Durante o percurso pedestre do trilho, a guia proporcionou inúmeros esclarecimentos aos "caminhantes", ágeis, divertidos e em permanente conflito com os mosquitos, que não gostaram nada de ver o seu território invadido por estranhos.

No decorrer desta primeira etapa da visita, os alunos tiveram a oportunidade de consolidar conhecimentos já veiculados nas aulas da disciplina de Ciências Naturais.

Após o piquenique, que proporcionou a confraternização entre alunos e professores, na relíquia deste ecossistema natural, o grupo seguiu viagem rumo ao Museu de Santa Joana Princesa, em Aveiro.

Com efeito, este Museu de História e Arte ocupa as dependências do Convento de Jesus, edificado no século XV, e conta com a presença "real" da Princesa Santa Joana, filha do Rei Afonso V, beatificada em 1673.

No interior do edifício, os alunos mergulharam no passado histórico que os presenteou com notáveis coleções de pintura, escultura, talha dourada, azulejaria, ourivesaria, mobiliário e paramentaria. No fundo, a expressão artística do Barroco primou pela imponência e despertou a curiosidade dos alunos, tão habituados aos ventos da modernidade.

Acompanhados pelas docentes Graça Rodrigues, Irene Silva, Eduarda Peixoto, António Coelho, Maria de Lurdes Gual e Vanda Novais, as três turmas partiram para esta visita de estudo com o objetivo de saber mais sobre o mundo natural que nos rodeia e o passado histórico que nos sustenta.

Como diria Sócrates: " Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância". Assim sendo, vamos combater a última e dar asas à primeira.

Essa é a missão da Escola.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL