Na passada quinta-feira (31 de Janeiro), a turma do 9ºC da escola secundária Serafim Leite teve o privilégio de poder contactar vários países da União Europeia através de um chat, envolvendo 25 escolas de outros países da Europa e ainda de Israel.
Chegámos à sala de aula número 4 por volta das 10h da manha para começar os preparativos, apesar de não termos tido um intervalo como o habitual ninguém se preocupou muito com isso, pois a atividade valeu a pena.
A conversa foi toda desenvolvida em inglês e baseou-se num tema muito falado nos últimos anos: "A Desflorestação". Pudemos perceber o porquê do número de árvores estar cada vez mais reduzido a cada ano que passa. Mas também entendemos que é da responsabilidade de todos a preservação da floresta. Em particular, falou-se muito nas florestas da América do Sul. Mas também nos mostraram alguns factos nos quais nunca tínhamos pensado! Sabiam que a China é um dos países que causa mais impacto a nível ambiental?! Pois é! Como é habitual e já faz parte da cultura deles, os chineses costumam comer as suas refeições com Chopsticks (pauzinhos chineses). Além disso, a China é o país com maior número de habitantes... Já imaginaram quantos pares de Chopsticks terão de ser fabricados para toda esta gente?
Quando, finalmente, tivemos oportunidade de fazer uma questão à dinamizadora do chat, que estava a dar a palestra, perguntamos-lhe o seguinte: "quem terá mais culpa pelo facto da Desflorestação existir? Nós como indivíduos ou o próprio governo?". Esta pergunta surgiu de um trabalho prévio que envolveu o estudo do tema e a seleção da melhor pergunta. Tivemos muita sorte, pois mal colocamos a questão, a resposta foi-nos dado quase de imediato e de, certo modo, muito assertiva: devemos consciencializar-nos de que todos nós contribuímos para o abate de árvores, quer seja de uma forma direta ou indireta. A responsabilidade é de todos nós!
Os alunos do 9ºC mostraram-se bastante interessados nesta atividade que envolveu diversos países da UE. Não foi uma tarefa fácil, devido a problemas de áudio: todos estiveram no máximo de silencia para entender as respostas da especialista. Além disso, as questões deveriam ser colocadas através de um chat. No início pensamos que as questões seriam colocadas através de videoconferência mas, já pensaram na confusão que seria ter tanta gente a comunicar por webcam?! Como diria a professora Fátima Pais e, com toda a razão: "isso é muita Giga!!".
A atividade permitiu-nos desenvolver uma atitude mais profissional, e mostrou-nos um pouco daquilo que podemos vir a fazer no futuro. Ninguém se arrependeu de ter feito parte deste grande projeto InGenious e esperemos que tal oportunidade se volte a repetir.
Rafael Costa – 9ºC