No dia 1 de Março, as turmas A e C do 10º ano foram visitar a cidade dos estudantes – Coimbra. Bagagem do viajante: à saída da escola, os alunos levavam boa disposição, algum sono e muita vontade de viajar, aprender e conviver! Bloco de Notas: No bloco de notas foram sendo registadas algumas informações: (Ver "Continuar")
|
1. Saída: 8.30h
2. Chegada a Coimbra: 10h – visita ao Exploratório Infante D. Henrique; muito importante e a não esquecer – no Exploratório É Proibido Não Mexer! (curioso, não?)
Experiência, após experiência, a acção ia moldando o conhecimento científico. Foi divertido ver como funcionam os nossos pulmões, como fica o nosso cérebro quando ingerimos bebidas alcoólicas, como se processa a circulação sanguínea, os nossos cinco sentidos e os erros que nos levam a cometer... enfim, ciência em acção e a ciência de viver. Mexer, andar, pular, dar encontrões, ficar encadeado com a luz, deixar-se enganar por diferentes ilusões, eis um trajecto atribulado e muito preenchido. Sim senhor, o espírito ficou satisfeito. Mas agora: e o corpo… altura de almoçar!
3. 12h30 – Na Cantina Amarela, pudemos comer e apreciar os comportamentos de quem já anda nas lides do Superior – por que é que andam com aqueles fatos pretos? Por que é que os estudantes andavam de mãos dadas? A praxe é todo o ano? – algumas questões que se fizeram ouvir… resposta para elas espera-se que estes alunos as encontrem em 2013!!! Mas uma certeza tivemos: come-se muito bem em Coimbra… ser estudante nesta cidade traz, sem dúvida, dignidade ao cargo e a refeição comprova-o! Houve ainda tempo para subir as Monumentais e dar uma espreitadela a algumas faculdades.
4. 14h – Largo da Portagem – início do Roteiro Torguiano: encontro com a guia à porta do consultório de Adolfo Correia da Rocha, mesmo ao lado do “Mata-Frades”. Aí, Maria Lionça (Ana Filipa -10ºA) apareceu à procura do seu criador. A guia deu-lhe algumas instruções para que pudesse prosseguir a sua busca. A visita prosseguiu – Monumento de Homenagem a Miguel Torga; as repúblicas universitárias; o Largo da Universidade e, finalmente, a Casa-Museu Miguel Torga. Pelo caminho pudemos ouvir poemas de /sobre Miguel Torga, declamados ou apresentados pelos estudantes sanjoanenses – André, Ana Lúcia e Anabela (10ºC); Tânia, Ana Sofia, Ana Marcela, Inês Azevedo e Tiago (10ºA). Tempo ainda para dois encontros breves com o próprio Miguel Torga – Manuel (10ºA) e Rui (10ºC) - e para nos despedirmos: “Adeus, Miguel, obrigado pela tua lição de vida e poesia!”.
5. 16h45 – Passeio na Baixa – tempo para conhecer a baixa de Coimbra e provar os doces tradicionais na Briosa ou comer um gelado nas esplanadas tão convidativas ao descanso e ao convívio.
6. 17h30 – Coimbra tem mesmo mais encanto na hora da despedida – “Adeus, Coimbra”, gritámos nós, “Até breve…”, murmuraram alguns. A viagem de regresso foi muito divertida e animada: “Bacalhau com pão e queijo”, expressão que ficou do final de um dia bem passado.
7. 18h45 – Chegada a S. João. Serafim à vista!
Votos para o futuro – poder realizar mais visitas onde o conhecimento e o prazer possam andar de mãos dadas…
Deixamos algumas fotografias que documentam o acontecimento.