No dia 23 de março, os alunos do décimo ano, orientados pelos respetivos professores de Portugês, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, enquadrada no aprofundamento dos conteúdos lecionados nas aulas, nomeadamente os que se relacionavam com a "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, e a obra lírica e épica de Luís de Camões. Sobre essa visita, publicamos a opinião de vários alunos, que viveram, à sua maneira, a aventura da descoberta de novos lugares e realidades.

 

Uma experiência diferente

Rúben Azevedo (10ºC)

No dia 23 de março, a nossa Escola Serafim Leite realizou uma visita de estudo a Lisboa, com os alunos do décimo ano e a organização dos respetivos professores de Português. A visita tinha como objectivo conhecer um pouco mais da zona ribeirinha de Lisboa, mais precisamente o rio Tejo, que conhecemos com uma agradável viagem num grande veleiro, imitando as naus dos descobrimentos marítimos, e também assistir à peça de teatro Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente .


Lisboa e o Tejo
Na parte da manhã tivemos a sorte e privilégio de embarcar no veleiro Príncipe Perfeito. O veleiro era grande e robusto e, para mim, representava liderança e imponência, tal como as enormes naus dos descobrimentos portugueses.
Durante a viagem, avistamos monumentos e lugares como o Terreiro do Paço, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, construída há 500 anos, na altura, numa ilha no meio do Tejo; entretanto a cidade foi conquistando terra ao rio e a Torre agora está junto à margem.

E como seria Lisboa há 500 anos?
Durante a viagem no veleiro, consegui imaginar como seria a cidade no tempo de Luís de Camões. Há 500 anos, Lisboa era, tal como hoje, uma cidade muito movimentada, mais conhecida pelo seu comércio.
A zona ribeirinha seria, sem dúvida, a zona mais admirável, devido à constante chegada e partida de naus e todo aquele ambiente, com a azáfama do trabalho e com as gaivotas piando pelo ar. Lisboa quinhentista seria uma cidade trabalhadora e vivaz.


A Farsa de Inês Pereira
Na parte da tarde, assistimos à representação da peça que tínhamos estudado durante o 2º período, Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pela companhia de teatro "O Sonho".
A representação correspondeu às expectativas e penso que todos os atores e actrizes interpretaram bem as respetivas personagens; também o cenário estava bem conseguido. A interpretação conseguiu inserir-nos todos na peça, como se a estivéssemos a viver.

Quando regressámos à Escola, vínhamos cansados, mas tínhamos conhecido lugares e situações que apenas conhecíamos dos livros. Foi uma agradável experiência.

 

Visita de estudo a Lisboa

Leandro Nunes (10º H)


No dia 23 de março, ás 6:00h da manhã, estava marcada a partida da visita de estudo a Lisboa, com a participação das turmas do 10º ano e a organização dos professores de Português; com um pequeno atraso por parte dos autocarros, saímos da escola às 6:30h da madrugada. Por volta das 10:30, chegamos a Lisboa e embarcamos na Doca de Alcântara, no veleiro “Príncipe Perfeito “.

Manhã - Lisboa e o Tejo de Camões

Pelo grande Tejo acima, avistamos monumentos históricos, tais como o Terreiro do Paço, a Cordoaria Nacional, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e o MAAT. O veleiro, que era uma embarcação a motor, não podia levar as velas desfraldadas, pois o clima não era o melhor. Depois de termos passado pela Praça do Comércio, demos a volta e descemos o rio, fazendo a mesma rota.
Entre ás 13:30h e as 14:20h almoçamos na Praça do Império; como o tempo era curto, não pudemos visitar o Mosteiro dos Jerónimos.

Tarde – A “Farsa de Inês Pereira“, de Gil Vicente


Ás 14:30h fomos ao auditório da companhia de teatro “O Sonho “; não tinha os melhores assentos e o som também não era o melhor, pois parecia que vinha sempre da frente, mesmo com personagens a vir de trás da plateia. Mas o espetáculo compensou, com grandes atuações. O melhor da representação da Farsa foi interação com o público, que deu mais dinâmica à peça.


Pelas 17.30, regressámos aos autocarros e, às 21.30, estávamos de novo na escola. Foi um dia bem passado. Valeu pelo convívio e pelas coisas novas que conhecemos.

 

Para veres todas as fotos, clica em:

10º ano - Visita de estudo a Lisboa.

 

AN1 10ºLisboa

 

AN 10ºLisboa


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL