No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, os alunos do 10º ano, turmas A e B, do curso de Ciências e Tecnologias,...

juntamente com os professores Rosa Pinho, Vanda Avelino, Pedro Gual, Filipe Rosário e Teresa Margarida realizaram, no dia 12 de Janeiro, uma visita de estudo ao Centro de Interpretação Geológica de Canelas, em Arouca.

O início da visita foi marcado pela exploração guiada do espólio do Museu do qual faz parte fósseis de diversas espécies de trilobites e outros animais marinhos representativos da biodiversidade dos oceanos da Era Paleozóica. De referir que estes exemplares, de elevado interesse científico, foram encontrados maioritariamente durante o processo de transformação da ardósia. 

Pudemos ainda visionar um filme onde se misturam as imagens criadas por computador que tentam recriar aos nossos olhos o paleoambiente de forma a compreender os processos biológicos e geológicos. 
Também foi facultada uma visita a uma pequena exposição de materiais utilizados há muitos anos atrás na extração de ardósia. 
Seguiu-se o almoço, que decorreu como forma de convívio e com o objectivo de restabelecer energias.
O período da tarde foi amplamente ocupado com a visita ao centro de transformação da ardósia e com o percurso pedestre “Rota do Paleozóico”. No centro de transformação da ardósia observamos os hábeis artífices que foliam os blocos de ardósia e preparam para, de seguida, serem trabalhadas de acordo com várias finalidades: mesas de bilhar, coberturas de chão, quadros de escola, revestimentos de parede, obras de arte, etc... Nesta fase, a pedra tem que ser tratada com todo o cuidado, pois, podem surgir fósseis que são cuidadosamente reservados para serem estudados por cientistas da área.
Ao longo do percurso pedestre foram efetuadas diferentes paragens estratégicas, ricas em informações geológicas. As ardósias, litologia característica da região, são rochas metamórficas que apresentam foliação e contêm fósseis de espécies que habitavam os mares na referida Era. Outra rocha, que aflora na região é o quartzito, rocha bastante resistente à meteorização e erosão cuja génese está relacionada com o metamorfismo do arenito que existia no fundo do mar, junto à costa.Também foi possível observar e explorar diversos ecossistemas, identificar a sua biodiversidade, a qual contribui para a riqueza e beleza da paisagem. 
Ao longo de toda a visita fomos acompanhados por uma técnica especializada que, de forma científica, nos explicou todos os processos, respondeu a todas as nossas questões e interagiu connosco de forma a relembrar e colocar em prática os nossos conhecimentos prévios.

Visualizando a região de Canelas na Carta Geológica de Portugal

trilobites1

Fóssil de Trilobite

trilobites2

Crista Quartzítica

trilobites3

A Pedreira

trilobites4

Impacte ambiental

trilobites5


10º A

trilobites6

10º B

trilobites7

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL