No dia 31 de janeiro de 2012, os alunos da turma do 12ºA realizaram uma visita de estudo ao Centro de Ciência Júnior, no Biocant , em Cantanhede.

A visita no âmbito das disciplinas de Biologia e Psicologia B teve por objetivo reforçar o conhecimento cientifico acerca da Genética e Defesa do Organismo, aprofundando os horizontes da reflexão sobre o ser humano como ser biopsicossocial.

A saída deu-se por volta das 8h00 da manhã e a chegada a Cantanhede foi por volta das 9h30 da manhã. No Centro de Ciência Júnior os alunos foram recebidos por 3 monitores que dividiram a turma em 3 grupos para a execução das atividades propostas:
Na parte da manhã, os alunos realizaram a atividade experimental “Identificação de um criminoso por perfil de ADN” que consistiu no reconhecimento de diferentes fragmentos de ADN e posterior comparação, para tal usou-se a técnica de ELECTROFORESE. De tarde os alunos realizaram a atividade experimental “Transmissão de uma doença epidémica”, que teve por objetivo de demonstrar o desenvolvimento e transmissão de uma epidemia numa população, alertando os alunos para a facilidade com que uma doença se transmite.
Tudo isto possibilitou aos alunos uma associação entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade como realidades interactuantes e que se potenciam mutuamente, visto que estas técnicas podem contribuir para a resolução de problemas ligados às Ciências Forenses (investigação criminal), à Medicina (testes de paternidade), à Indústria Farmacêutica, à Indústria Agroalimentar e à saúde. Não menos importante, foram referidos a importância do rigor no uso da linguagem técnica na recolha, descrição, explicação dos dados, com vista a uma futura interpretação dos mesmos enquadrando-os em modelos teórico-explicativos mais amplos. Este campo de reflexão interessou, especialmente, à disciplina de Psicologia B, cujo programa cruza de forma explicativa conhecimentos das áreas da Genética, Biologia, Sociologia, Epistemologia, Neurologia,...
Terminadas as atividades, o grupo preparou-se para o regresso à escola que se deu por volta das 17h00.

biocant1

biocant3

biocant4

biocant5

biocant6

biocant7

biocant2

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL