No âmbito da disciplina de Área de Projecto, o grupo de Terapias Ocidentais & Orientais desenvolveu uma serie de actividades de entre as quais workshops e palestras com o objectivo de as divulgar, e esta entrevista faz parte do nosso projecto promovendo assim a massagem com pindas, uma medicina alternativa. A massagem com pindas é uma das 14 terapias que seleccionámos para tratar durante o decorrente ano lectivo.

“Foi em 1980 que me decidi seguir pelo mundo da estética. Tal como um embrião, foi crescendo e desenvolvendo em mim a grande vontade de tornar as pessoas felizes e sobretudo sentirem-se belas. Até porque sempre acreditei e acredito que não há pessoas feias… é tudo uma questão de descascar ou polir a parte menos bonita, para deixar subir ou aparecer a parte mais bela do íntimo. Foi assim que funcionei durante as grandes etapas da minha vida e criei dois centros de beleza, até que do verde passou a maduro”

Palavras da Terapeuta Margarida Terzo, fundadora do Spa Jade em São João da Madeira, que disponibilizou o seu conhecimento em medicinas alternativas para responder às nossas perguntas sobre uma das terapias menos exploradas em Portugal: Massagem com Pindas.

Entrevista a Margarida Terzo:

1-_DSCF6278O que é massagem com pindas?

É uma terapia que nos leva a seguir uma filosofia de vida diferente. É oriunda da Ayurveda, que significa “ciência da vida”, e é uma medicina que não trata a doença, mas sim a sua causa. O princípio é combater o stress, porque essa é  a origem de quase todos os problemas de hoje em dia (enxaquecas, depressão, fadiga…). A medicina Ayurveda ensina que devemos relaxar e afastarmo-nos do stress para não ficarmos doentes. A massagem com pindas permite-nos entrar em estado de relaxamento, desligarmo-nos da nossa ansiedade, vivermos mais o momento com o que temos e não desejarmos o que não temos.

Quais são as origens desta terapia?

A Ayurveda vem do oriente, penso que da Índia, foi muito desenvolvida na China, e a partir daí difundida por todo o mundo. Neste momento, a massagem Tailandesa também é feita com pindas.

Quais são os conteúdos das pindas?

Uma pinda pode conter:

- Pequenas pedras vulcânicas

- Sais (sal do Mar Morto, sal com especiarias…)

- Pétalas de flores

- Plantas secas

- Cereais

Uma pinda pode ser constituída por apenas um ingrediente, ou uma mistura de vários.

Como são os movimentos da massagem?

Se as pindas forem embebidas em óleo há o deslizamento, se têm pedras há a imposição (as pindas são pousadas no corpo) e leves batimentos, e se têm sal podem ser colocadas nos pontos de acupuntura, e pode haver também o deslizamento e o batimento.

Há vários tipos de movimentos, até porque uma massagem com pindas é sempre alternada com massagem manual. Esta técnica pode ser incorporada com outras terapias, por exemplo, se um cliente tiver problemas na zona lombar, posso pousar as pindas nos pontos de acupuntura, e, com os meus conhecimentos de reflexologia*, massajar os pontos reflexos nos pés do cliente correspondentes ao seu problema.

A que área do corpo\face é que esta massagem é aplicada?2-_DSCF6285

A massagem com pindas é aplicada a todo o corpo e face. Na face, é aplicada especialmente no chakra** da Terceira Visão, um dos 7 chakras da medicina Ayurveda.

Para que casos é que esta massagem é indicada?

Todos os casos e todas as idades! Cada vez mais cedo se começam a fazer as massagens relaxantes. Temos até clientes com 8 anos a recebe-las, principalmente por causa de problemas com o sono e ansiedade.

 * A reflexologia baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo.

**O corpo humano contém centenas de focos de concentração de energia. Há, contudo, 7 centros de energia que são considerados como centros maiores e mais importantes. Esses são os 7 chakras.

 Esperamos que esta pequena entrevista vos tenha elucidado sobre esta terapia, e que tenha despertado o vosso interesse para o mundo das medicinas alternativas!

3-_DSCF6284    4-_DSCF6282

Blogue da Biblioteca Escolar

  • Aproveitar as férias para ler

    Jul 25, 2022

    Aproveitar as férias para ler Os leitores do AESL aproveitam as férias para fazer o que mais gostam – ler, ler, ler… O 3.ºA da EB do Parque dá o exemplo! Ler em todo lado, em qualquer altura… em família, claro! Acessos: 53

  • Ler em Família

    Jul 10, 2022

    Ler em Família No AESL lemos em família. Eis uma pequena mostra desta leitura de famílias fantásticas e de leitores a tempo inteiro. Ler é espetacular ! Ler em família é simplesmente MARAVILHOSO!!! Acessos: 29

  • Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro

    Jul 7, 2022

    Feira do Livro na Praça Luís Ribeiro Aviso para todos os amantes de livros (ou seja, todos nós!!!):Dias 8, 9 e 10 de julho, na Praça Luís Ribeiro, vai ser realizada uma mega Feira do Livro! Com um programa variado e atividades para todas as idades! Sem[…]

  • O Fogo de Prometeu

    Jul 2, 2022

    O Fogo de Prometeu Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/fogodeprometeu2022.html Acessos: 5

  • Ler + Mar

    Jul 2, 2022

    Ler + Mar Trabalhos dos alunos, sobre “Os 4 Elementos”,  publicados no site do PNL. Veja aqui: https://pnl2027.gov.pt/np4/lermaismar2022.html Acessos: 3

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL