A educação para a saúde é uma componente fundamental no ensino da Biologia. Convicta da relevância do desenvolvimento de atividades de prevenção de cancro, nomeadamente o cancro da mama, a professora da disciplina de Biologia promoveu atividades com os alunos da turma A do 12º ano.


No dia 15 de março, os alunos juntamente com as professoras Rosa Pinho e Anabela Brandão, visitaram a unidade móvel de rastreio do cancro da mama da Liga Portuguesa Contra o Cancro, instalada no centro de saúde de Oliveira de Azeméis. Esta unidade destina-se ao rastreio do cancro da mama, sendo efetuada uma mamografia nas mulheres com idades compreendidas entre os 45 e os 69 anos.

A visita a esta unidade foi orientada por técnicas superiores de radiologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que proporcionaram um ambiente de interação e levantamento de questões por parte dos alunos que foram claramente esclarecidas e complementares ao conhecimento adquirido até ao momento.

Na verdade, com este tipo de rastreio pretende-se um diagnóstico precoce para que seja possível a deteção de lesões pré-cancerosas ou de qualquer tipo de anomalia mamária permitindo assim um tratamento atempado sempre que possível.

Por fim foi elaborado um desdobrável pelos alunos com todo o conhecimento que adquiriram com estas atividades, a ser distribuído de forma a divulgar a importância da prevenção primária e secundária do cancro da mama.

laco1

laco2

laco3

laco4

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL