No âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Comunicação Gráfica e Audiovisual, alunos do 12º H, acompanhados pelas formadoras Ana Matias e Sandra Teixeira, responsáveis pela disciplina, e João Mesquita, responsável pela Direção do Curso de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, deslocaram-se a Madrid, para aí receberem horas de formação que culminarão com a evidenciação das competências adquiridas nesse período, compreendido entre as 17:30 do dia 22 de março de 2012 e o dia 25 do mesmo mês.

A formação iniciou-se com a visita guiada às instalações da "TELEMADRID" onde foi possível assistir a três emissões em direto, na manhã do dia 23/03/2012.  

Reconhecida a importância de todos os aspetos técnicos que convergem para a realização de projetos de qualidade, a tarde do dia 23 centrou-se nos processos criativos que dão origem ao surgimento de cenários, caracterização de personagens, edição e montagem de produtos cinematográficos, com captação de imagem ou com recurso a técnicas de "stop motion", recorrendo a figuras manualmente criadas com materiais físicos ou com software de criação de animações, como é o caso do que o 3D Studio-Max. Foi com esse objetivo que se efetuou a visita à escola de cinema mais conceituada de Espanha, a ECAM – Escuela de Cinematografia y Audiovisual de la Comunidad de Madrid.

A noite do dia 23-03-2012 foi ocupada com captação de vídeo e imagens, no percurso – Gran Via / Puerta del Sol, para produzir uma reportagem audiovisual noturna que será alvo de avaliação sumativa para comprovar as competências técnicas relacionadas com a produção e pós-produção da referida reportagem, à semelhança das técnicas apreendidas na visita anterior.

A tecnologia ao serviço do audiovisual, sendo uma das componentes mais determinantes na qualidade das produções cinematográficas, esteve na origem da visita guiada às instalações da EPC, uma empresa multinacional que aluga equipamentos "topo de gama" para equipas da produção audiovisual e, por isso, foi com agrado que se assistiu à montagem e manuseamento destes equipamentos, na manhã do dia 24/03/2012.

Porque uma boa produção audiovisual compensa e deve ser reconhecida, a tarde do dia 24 de março foi destinada a reconhecer os méritos de produtores, realizadores, diretores e atores de produções cinematográficas, com uma forte componente igualmente técnica, que permitirá compreender a importância dos métodos de trabalho bem como os procedimentos a seguir.

Foi nesse espírito que a visita à Exposição comemorativa dos 25 anos da fundação da Academia Espanhola de cinema contribuiu para conhecer as razões da atribuição dos 25 prémios GOYA, ao longo dos últimos 25 anos, para os melhores filmes.

Por fim, o dia 25 de março, marcado para o regresso, terminou com uma manhã ocupada na recolha de diverso material, fotos, vídeos e desenhos. O local escolhido foi o Parque Del Retiro, local de excelência para captação de boas imagens e para assistir a uma exposição de pintura, entre outros elementos paisagísticos naturais e arquitetónicos.

teatro

estudio

estudio1

turma12H


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL