No dia 23 de abril de 2013, em contexto da disciplina de Física do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Audiovisuais, os alunos da turma G, realizaram uma visita de estudo à Evereste, Viarco, Heliotextil e Cortadoria Nacional de Pelo, no âmbito do Turismo industrial da cidade, acompanha-dos pelas professoras Clarinda Almeida, Natália Silva e Raquel Moreira.

A Evereste tem lugar de destaque na produção de sapatos de alta qualidade, mantendo uma grande componente de manufatura; a Viarco produz uma vasta gama de lápis técnicos e de uso comum, con-cebendo produtos específicos por encomenda; a Heliotextil cria, desenvolve, produz e comercializa etiquetas, transferes, fitas, elásticos, entre outros acessórios; a Cortadoria Nacional de Pelo dedica-se à preparação de pelo de coelho, lebre, e castor, para a indústria de chapelaria e lanifícios.

Com esta deslocação, foi promovido o contacto com a realidade empresarial da região. Foram adquiridos conhecimentos sobre a organização de uma empresa, tomou-se consciência do impac-to ambiental da atividade industrial e foi valorizada a existência de normas que garantem a saúde e a segurança no trabalho. A relação entre ciência / indústria / tecnologia e sociedade foi evidente durante a visita de estudo.

Os discentes revelaram-se bastante curiosos e interessados. Sobressaiu a cooperação, o sentido de responsabilidade, o bom relacionamento entre alunos e entre alunos e professoras.

As docentes e os discentes agradecem a amabilidade e disponibilidade das várias empresas e dos seus colaboradores pela experiência bastante enriquecedora que nos foi proporcionada.

A Professora:

Clarinda Almeida


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL