Nos tempos hodiernos, a palavra evolução é uma constante e muitos dos avanços são realizados na área da saúde, contribuindo, assim, para uma melhor qualidade de vida… para todos. 

 

No AESL, no ano letivo 2021/2022, foi levado a cabo, no âmbito do PAP (Projeto de Aptidão Profissional), o projeto de uma mão biónica, por parte dos alunos Daniel Pereira e Diogo Oliveira, do 12.º ano do Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Comando. 

A mão biónica é um exemplo perfeito da união entre a eletrónica e a impressão 3D, possuindo tudo o que é necessário para representar uma mão humana, desde a sua forma à movimentação. Tal deve-se à existência de 5 fios de nylon e de 6 servo motores, controlados por potenciómetros. Esta foi, sem dúvida, uma forma de se imitar o movimento de um tendão a retrair (sem nunca esquecer que o pulso gira igualmente), criada pela mente destes jovens sonhadores e brilhantes. 

Este empreendimento só foi possível tendo em conta o tempo que ambos dedicaram ao estudo da ciência da impressão 3D e do movimento do braço humano. O objetivo era, afinal, construir uma prótese humana a partir de casa e a sua missão, como se prevê, foi um sucesso e o resultado do mesmo fala per si.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL