No passado dia vinte e três de setembro, a turma do 12.°F, do Curso Profissional de Design de Comunicação Gráfica, acompanhada pela Diretora de Curso, a professora Teresa Soares, participou na sessão "O FUTURO É TEU" sobre o tema da sustentabilidade, no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2022, subordinadas ao tema «Património Sustentável», proposta pelo Museu da Chapelaria e pelo Museu do Calçado. 

Esta sessão foi ao encontro do tema do DAC do AESL, “Objetivos para o desenvolvimento sustentável”, proposto para este ano letivo. Nessa sessão, pudemos assistir a uma conversa sobre a sustentabilidade entre duas designers sanjoanenses, Juliana Vieira, da empresa Inguz, e Filomena Almeida, da empresa Feltrando.
 
Compreendemos que o trabalho de Juliana Vieira consistia em produzir calçado com materiais recicláveis e também com roupas velhas, como, por exemplo, calças de ganga, camisolas, entre outros, desde a sola até ao corpo do calçado. Por outro lado, o trabalho da Filomena Almeida passa por produzir malas e acessórios com base no feltro que sobra da criação de outros produtos. 
A partir desta sessão, constatámos que, através do dead stock de uma empresa, é possível criar mais objetos funcionais de uso quotidiano. Em relação ao calçado, ficámos a saber que podemos utilizar materiais, como o café, o coco e as canas de bambu, com a finalidade de criarem outros objetos de uso diário.
Sem dúvida, esta conversa contribuiu, ainda mais, para nos alertar e sensibilizar para as questões da sustentabilidade.
 

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL