Na capital de inverno da Letónia, Al?ksne, onde a Letónia, a Estónia e a Rússia se encontram, reuniram-se os alunos e os professores do projeto de Erasmus+, SoMBeT, para uma atividade de aprendizagem sob o tema “Future's Technology classes”. Esta foi, sem dúvida, uma oportunidade para se refletir sobre o passado, o presente e o futuro. 

 

Desde a utilização da tecnologia em classes modelo (nas quais se usa a Inteligência Artificial para determinar os níveis de concentração dos alunos e dar conhecimento dos mesmos aos professores) até à expressão dos desejos dos alunos, passando pela necessária ambivalência dos professores (que devem estar preparados para a utilização intensiva da tecnologia e, simultaneamente, para agir nas suas falhas), muitas foram as partilhas e as reflexões. Foi possível comparar as expectativas dos alunos e dos professores, dos diferentes países presentes (Turquia, Eslovénia, Itália, Letónia, Lituânia e Portugal), sobre o que nos espera.  Constatámos que, apesar de contemporâneos, ainda nos encontramos em patamares muito diferentes. 

Contudo, em grupos internacionais, os alunos encontraram pontos de convergência nas expectativas e criaram muitos cenários futuros que, certamente, moldarão as suas posturas interventivas em sociedade e, estamos certos, adequarão, também, as “Future's Technology classes” que, estamos igualmente certos, terão o nosso melhor do AQUI e AGORA. 

A 4.ª mobilidade de aprendizagem do projeto Social Media Behaviours of Teenagers, projeto Erasmus+ 2020-1-TR01-KA229-093511_6, aconteceu em Al?ksne, na Letónia, de 26 a 30 de setembro. A equipa portuguesa foi constituída pelos alunos Beatriz Figueiró, Daniel Pinho e Renata Silva e pelas professoras Diana Pádua e Elisabete dos Inocentes. A fim de conhecer melhor todos os participantes e a cidade, podem consultar uma ferramenta em https://padlet.com/alksne_dace/ptyfdz9tlnvycevq ; https://padlet.com/alksne_dace/6zcnhtur6swwhfl9e um dos trabalhos efetuados, aqui: https://padlet.com/alksne_dace/7tx6gfp0ark6a3sy.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL