No dia 21 de novembro de 2022, a nossa turma, juntamente com o 12.ºA, acompanhada pelas docentes Maria Henrique Paula e Lurdes Gual, teve a oportunidade de visitar o Palácio Nacional de Mafra. 

Saímos da nossa escola às 7h da manhã com destino a Mafra. A meio do trajeto, fizemos uma paragem, tendo tido algum tempo para comer e nos prepararmos para seguir, de novo, viagem.

Chegámos a Mafra perto das 10:40h e fomos para dentro do Palácio Nacional, a fim de assistirmos a uma peça de teatro proporcionada pela companhia “Éter” em torno d’ “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, de José Saramago, interpretada por Hugo Bettencourt (Saramago), Miguel Mendes (Pessoa), Rogério Jacques (Ricardo Reis), Sara Riofrio (Lídia) e Lidia Muñoz (Marcenda). 

A peça teve a duração de uma hora e meia. A partir da visualização da peça, conseguimos compreender e consolidar os conteúdos sobre a obra apresentada, de uma maneira clara e eficaz. De seguida, as turmas dirigiram-se para fora do Palácio para almoçar. 

Às 14:30h, todos se reuniram, de novo, para começar a visita ao interior do Palácio, com a ajuda de uma guia. Iniciámos a visita do lado do rei D. João V, onde ficámos a conhecer a sala real, o quarto e a casa de banho real. Quando acabámos esta parte da visita, fomos em direção ao lado do Palácio respeitante à rainha D. Maria Ana, no qual a decoração e os espaços eram menos requintados, mas não menosprezando a Rainha. 

Neste lado, estavam, também, situados alguns compartimentos, como o salão de jogos, uma sala de estátuas, a sala de caça e a Biblioteca Nacional de Mafra (uma das principais atrações no setor da Rainha e uma das melhores e mais antigas bibliotecas do mundo). 

Na parte central do Palácio de Mafra, está situada a igreja construída especialmente para o Rei, em resposta a uma promessa que fizera, caso a Rainha engravidasse no prazo de um ano, o que acabou por acontecer. 

Depois de conhecermos a biblioteca, terminámos a visita e regressámos ao autocarro para lanchar, iniciando, depois, a viagem de regresso a São João da Madeira. Chegamos à Escola por volta das 20h30. 

Esta visita de estudo teve como objetivos o aprofundamento do conhecimento da escrita de Saramago e uma melhor abordagem à obra “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, assim como o aumento dos conhecimentos sobre o monumento nacional e a aproximação entre alunos e professoras.

Na nossa opinião, todos os objetivos foram alcançados com sucesso e a visita de estudo foi interessante, contribuindo para o alargamento da nossa cultura geral. Na ótica de alguns, resultou no aumento do interesse pela disciplina.

Ana Castro, Beatriz Tavares, Joana Pinho, Leonor Silva (12.º B)


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL