No dia 5 de novembro, pelas 17:00, na Biblioteca Municipal de São João da Madeira, assistimos à apresentação do livro “Bioética da Finitude'', da autoria da Professora Doutora Stella Zita de Azevedo, antiga docente no nosso Agrupamento. Este evento, moderado pela professora Manuela Balseiro, contou com a presença do Professor Doutor Manuel Curado, da Universidade do Minho, do Professor Doutor António Jácomo, do CESPU, e do Professor Doutor Vítor Oliveira Jorge, professor jubilado da Universidade do Porto, enquanto palestrantes e, também, de vários antigos colegas da docente, bem como de discentes da área de Ciências e Tecnologias.

11AnoQuando, inicialmente, ouvimos falar sobre a apresentação deste livro, a nossa atenção centrou-se no título da obra: “Bioética da Finitude”. Pensando que o livro trataria de assuntos como a morte medicamente assistida ou o aborto, por serem temas que representam o fim da vida (finitude), a apresentação apanhou-nos de surpresa, pois estes temas estavam, tão somente, subentendidos. Ao longo da apresentação, esta “dúvida” foi sendo dissipada, fazendo-nos perceber melhor o título da obra.

Assim, constatámos que, segundo a autora, a reflexão bioética radica num questionamento filosófico antiquíssimo, isto é, na consciência da vulnerabilidade, fragilidade e finitude humanas. Percebemos, também, que o livro desvela a situação da sociedade atual e a realidade da voz ausente do paciente em fim de vida, como pessoa que sofre, e do sistema que deve cuidar dele e que, pelo contrário, muitas vezes, o "coisifica".

De uma forma global, considerámos muito interessante a forma como os palestrantes se apresentaram, cativando a nossa atenção e tornando a apresentação mais dinâmica, deixando, sem dúvida, transparecer o carinho e a admiração que nutriam pela autora e pela sua obra. Apercebemo-nos, ainda, de que a elaboração desta obra implicou um grande esforço e dedicação por parte da autora; no entanto, esperávamos uma maior clarificação acerca dos assuntos do livro, tendo em conta a faixa etária dos alunos presentes, face à complexidade e densidade do tema.

Reconhecemos, deste modo, tratar-se de um tema fundamental, especialmente para os jovens que se iniciam no mundo adulto, nomeadamente nas áreas da Saúde, uma vez que possibilita ficarem a conhecer, um pouco melhor, a ligação umbilical existente entre Filosofia e Biologia.

Maria Paiva Sá, Sónia Aires e Susana Melo

Alunos presentes no evento:

12.ºA - Débora Gonçalves, Duarte Brás, Maria Sá e Matilde Henriques.

11.ºA - Bohdan Kybiy, André Pereira e Sara Correia 

BIO 

A Professora Dr.ª Stella Azevedo deu uma entrevista ao Jornal «O Regional», com vista a uma clarificação de alguns problemas bioéticos abordados no seu ensaio. A mesma direciona-se ao público em geral e pode ser consultada em: “Não concentrar as decisões nem em profissionais políticos nem em cientistas profissionais” - O Regional.

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL