No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na visita à escola do Afonso, fizemos jogos, ouvimos e cantámos uma história, pintámos um desenho e brincámos muito…. com os olhos tapados!

Além disso, ficámos a conhecer o alfabeto Braille, nas caixas de alguns produtos alimentares e de medicamentos! Uau!!! Não imaginávamos que havia uma forma de escrita especial para meninos como o Afonso…

Por fim, fomos até ao recreio conhecer melhor o espaço envolvente da pré e ficámos preocupados com alguns dos perigos que lá existem para o Afonso e para os outros meninos. Por isso, concluímos que são necessários mais materiais adequados a meninos como ele.

Este foi, sem dúvida, um dia inesquecível para todos nós, porque ficámos a perceber que há meninos tão especiais que precisam imenso da nossa ajuda, no seu dia a dia, na escola e, ao mesmo tempo, sentimos muita alegria, curiosidade e admiração pelo Afonso!

Global

Por ele, decidimos divulgar aos nossos colegas do 1.º ciclo aquilo que sentimos e aprendemos, tendo enviado um pedido de ajuda ao Município de São João da Madeira.

Participar no Concurso “Escola Alerta!”, 2023/2024, foi também um desafio que, com toda a certeza, vai ser a concretização de um sonho coletivo para ser possível melhorar a comunicação, a mobilidade, a segurança e o bem-estar do Afonso, na sua escolinha. Afinal, somos todos seres humanos, mas cada um com as suas diferenças!

 

Os alunos do 3.º B da Escola Básica do Parque

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL