Primeiras etapas
Depois de cumpridos os procedimentos iniciais do programa nacional «Parlamento dos Jovens», promovido pela Assembleia da República, e após a sua divulgação no Agrupamento, a constituição da Comissão Eleitoral Escolar — onde se destacaram as alunas Lúcia Rocha, no Ensino Básico, e Sara Sousa, no Ensino Secundário —, bem como a apresentação das listas candidatas e dos respetivos programas eleitorais, o dia 18 de dezembro marcou mais uma fase decisiva deste projeto tão acarinhado pela comunidade educativa.
Há que não esquecer que esta edição começou com uma notícia do agrado de todos os serafinos, na medida em que o aluno César Silva, do 11.º B, foi distinguido com a melhor reportagem escrita, no âmbito do projeto «Prémio Reportagem», alusiva a 2025’26. Mais um orgulho!
Apresentação das listas candidatas
Mais uma vez, nesta edição, a coordenação interna do programa esteve a cargo da professora Dina Sarabando, coadjuvada pela docente Eunice Quintas. No referido dia, decorreram, então, no Centro Multidisciplinar Interativo, as sessões de apresentação das listas concorrentes e dos respetivos Projetos de Recomendação, subordinados ao tema “Literacia Financeira – os jovens contam!”, tanto no Ensino Básico como no Ensino Secundário.
A sessão iniciou-se com a apresentação das dez listas do Ensino Básico, seguindo-se as seis listas do Ensino Secundário. Em assembleia, os alunos expuseram as suas propostas de intervenção, devidamente fundamentadas, refletindo sobre as necessidades sentidas e as mudanças consideradas necessárias num contexto em que urge um conhecimento mais atento em torno da Literacia Financeira, devendo esta ser uma aposta, desde muito cedo, junto da comunidade escolar- de acordo com a opinião de muitas listas. Apesar da complexidade do tema, os alunos demonstraram sentido crítico, capacidade argumentativa e um forte compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e consciente.
1
 
2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Campanha e eleições

A fase seguinte, correspondente à campanha eleitoral, contribuiu para uma maior sensibilização da comunidade escolar relativamente à temática em debate e às medidas apresentadas por cada lista. Entre os dias 7 e 9 de janeiro, os candidatos desenvolveram campanhas dinâmicas e criativas, recorrendo a diversas estratégias de divulgação, presenciais e digitais, que animaram o ambiente escolar e mobilizaram os colegas para o momento eleitoral.

3

As eleições realizaram-se no dia 13 de janeiro, ao longo de todo o dia, culminando na contagem dos votos na Direção do Agrupamento. No Ensino Básico, a Lista S, liderada por Tiago Silva (7.º D), obteve 86 votos, enquanto que, no Ensino Secundário, a lista mais votada foi a Lista O, encabeçada por Isabela Mateus (10.º A), com 85 votos. Ainda assim, de acordo com o método de d’Hondt, todas as listas ficaram representadas na Sessão Escolar, em proporção dos votos obtidos, à exceção da lista T (Ensino Básico), reconhecendo-se o empenho e a participação de todos os envolvidos. 

4

Sessões escolares
Definidos os 31 deputados dos diferentes níveis de ensino, realizaram-se as Sessões Escolares nos dias 14 de janeiro (Ensino Básico) e 15 de janeiro (Ensino Secundário), momentos que conduziram à eleição dos representantes do Agrupamento que, numa fase posterior, defenderão os Projetos de Recomendação na Sessão Distrital de Aveiro (dias 23 e 24 de fevereiro).
Após a tomada de posse, os alunos debateram, de forma fundamentada, as propostas apresentadas, questionando, analisando e avaliando as medidas das várias listas. Apesar das naturais divergências, prevaleceu um espírito de união em torno do objetivo comum de refletir, criticamente, sobre o impacto da Literacia Financeira, em particular, no domínio da Educação.
No final das sessões, foram eleitas as três medidas que integraram cada um dos Projetos Finais de Recomendação do Agrupamento, que serão, a posteriori, apresentados por seis representantes — três do Ensino Básico e três do Ensino Secundário — na fase distrital. Os deputados eleitos foram:
  • Ensino Básico:
    Leonor Lima (8.º A, Lista D) – 1.ª Deputada Efetiva;
    Daniela Castro (7.º A, Lista Z) – 2.ª Deputada Efetiva;
    Luna Eduardo (7.º B, Lista K) – Deputada Suplente.
  • Ensino Secundário:
    Mariana Martins (12.º A, Lista E) – 1.ª Deputada Efetiva;
    Isabela Mateus (10.º A, Lista O) – 2.ª Deputada Efetiva;
    César Silva (11.º B, Lista L) – Deputado Suplente.
No âmbito da eleição para a Mesa da Presidência da Sessão Distrital, foram escolhidos os deputados Matias Marques (6.º A), no Ensino Básico, e Isabelle Góes(12.º A), no Ensino Secundário.
5


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL