Camões e Pessoa… em pessoa!
No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro, permitindo uma viagem, organizada pelos docentes de Português, cujo passaporte tinha o carimbo de duas obras geniais da nossa Literatura Portuguesa, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões.
Assim, levantaram âncora os dois atores do grupo “Sem Terra”, verdadeiros arrais, levando a bordo, no barco do AESL, os nossos alunos que, juntamente com Camões e Pessoa, tentaram descobrir o que se passara, afinal, com outra figura tão carismática da nossa nação, Cristiano Ronaldo, desaparecida numa rua de Lisboa. Confuso? Assim parece! Fiquem a saber que o segredo para a resolução deste problema nacional reside nas páginas das grandes obras folheadas no palco da Serafim Leite, cujos versos foram sendo desvendados pelos atores-investigadores.
Assim, a atuação dos «Sem Terra» contribuiu imenso para a compreensão das duas obras icónicas que integram o programa do Ensino Secundário, na disciplina de Português, o que só foi possível pelo dinamismo da dupla de atores que nunca deixou de interagir com o público, de modo surpreendente.
Levar o teatro à escola é, sem dúvida, uma forma de promover a educação e de contribuir para a formação individual e coletiva, educando e abrindo horizontes inimagináveis. Mais uma vez, o teatro, a cultura e a Serafim Leite saíram a ganhar!