No dia 23 de março, os alunos do décimo ano, orientados pelos respetivos professores de Portugês, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, enquadrada no aprofundamento dos conteúdos lecionados nas aulas, nomeadamente os que se relacionavam com a "Farsa de Inês Pereira", de Gil Vicente, e a obra lírica e épica de Luís de Camões. Sobre essa visita, publicamos a opinião de vários alunos, que viveram, à sua maneira, a aventura da descoberta de novos lugares e realidades.

 

Uma experiência diferente

Rúben Azevedo (10ºC)

No dia 23 de março, a nossa Escola Serafim Leite realizou uma visita de estudo a Lisboa, com os alunos do décimo ano e a organização dos respetivos professores de Português. A visita tinha como objectivo conhecer um pouco mais da zona ribeirinha de Lisboa, mais precisamente o rio Tejo, que conhecemos com uma agradável viagem num grande veleiro, imitando as naus dos descobrimentos marítimos, e também assistir à peça de teatro Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente .


Lisboa e o Tejo
Na parte da manhã tivemos a sorte e privilégio de embarcar no veleiro Príncipe Perfeito. O veleiro era grande e robusto e, para mim, representava liderança e imponência, tal como as enormes naus dos descobrimentos portugueses.
Durante a viagem, avistamos monumentos e lugares como o Terreiro do Paço, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém, construída há 500 anos, na altura, numa ilha no meio do Tejo; entretanto a cidade foi conquistando terra ao rio e a Torre agora está junto à margem.

E como seria Lisboa há 500 anos?
Durante a viagem no veleiro, consegui imaginar como seria a cidade no tempo de Luís de Camões. Há 500 anos, Lisboa era, tal como hoje, uma cidade muito movimentada, mais conhecida pelo seu comércio.
A zona ribeirinha seria, sem dúvida, a zona mais admirável, devido à constante chegada e partida de naus e todo aquele ambiente, com a azáfama do trabalho e com as gaivotas piando pelo ar. Lisboa quinhentista seria uma cidade trabalhadora e vivaz.


A Farsa de Inês Pereira
Na parte da tarde, assistimos à representação da peça que tínhamos estudado durante o 2º período, Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente, pela companhia de teatro "O Sonho".
A representação correspondeu às expectativas e penso que todos os atores e actrizes interpretaram bem as respetivas personagens; também o cenário estava bem conseguido. A interpretação conseguiu inserir-nos todos na peça, como se a estivéssemos a viver.

Quando regressámos à Escola, vínhamos cansados, mas tínhamos conhecido lugares e situações que apenas conhecíamos dos livros. Foi uma agradável experiência.

 

Visita de estudo a Lisboa

Leandro Nunes (10º H)


No dia 23 de março, ás 6:00h da manhã, estava marcada a partida da visita de estudo a Lisboa, com a participação das turmas do 10º ano e a organização dos professores de Português; com um pequeno atraso por parte dos autocarros, saímos da escola às 6:30h da madrugada. Por volta das 10:30, chegamos a Lisboa e embarcamos na Doca de Alcântara, no veleiro “Príncipe Perfeito “.

Manhã - Lisboa e o Tejo de Camões

Pelo grande Tejo acima, avistamos monumentos históricos, tais como o Terreiro do Paço, a Cordoaria Nacional, a Torre de Belém, a Ponte 25 de Abril e o MAAT. O veleiro, que era uma embarcação a motor, não podia levar as velas desfraldadas, pois o clima não era o melhor. Depois de termos passado pela Praça do Comércio, demos a volta e descemos o rio, fazendo a mesma rota.
Entre ás 13:30h e as 14:20h almoçamos na Praça do Império; como o tempo era curto, não pudemos visitar o Mosteiro dos Jerónimos.

Tarde – A “Farsa de Inês Pereira“, de Gil Vicente


Ás 14:30h fomos ao auditório da companhia de teatro “O Sonho “; não tinha os melhores assentos e o som também não era o melhor, pois parecia que vinha sempre da frente, mesmo com personagens a vir de trás da plateia. Mas o espetáculo compensou, com grandes atuações. O melhor da representação da Farsa foi interação com o público, que deu mais dinâmica à peça.


Pelas 17.30, regressámos aos autocarros e, às 21.30, estávamos de novo na escola. Foi um dia bem passado. Valeu pelo convívio e pelas coisas novas que conhecemos.

 

Para veres todas as fotos, clica em:

10º ano - Visita de estudo a Lisboa.

 

AN1 10ºLisboa

 

AN 10ºLisboa


Blogue da Biblioteca Escolar

  • Tratar a agitação destes dias

    Jul 8, 2020

    Tratar a agitação destes dias A DGS continua a solicitar a intervenção dos nossos médicos do Receit@r a Leitura – esta é a vez do Marco, do Rodrigo e do Pedro Costa, antigo 4.ºA da EB1 de Fundo de Vila, entrarem em ação para tratar[…]

    Read more...
  • Ver e ir mais longe… Ler+Espaço

    Jul 6, 2020

    Ver e ir mais longe… Ler+Espaço No âmbito do projeto Ler+ Espaço, divulgam-se agora os trabalhos selecionados para representar o AESL no concurso.Com muita dificuldade, dada a qualidade dos trabalhos apresentados a concurso, o júri escolar selecionou os dois trabalhos em representação do agrupamento:Foguetão de Sonho[…]

    Read more...
  • 11C no Concurso de Fotografia da BE

    Jul 6, 2020

    11C no Concurso de Fotografia da BE O 11.ºC participa no concurso da biblioteca “Fotografa Livros”. Eis algumas das fotos admitidas a concurso. Com a qualidade das fotos que vão sendo apresentadas, o júri coloca as mãos à cabeça – não vai ser tarefa fácil!!!Os resultados só[…]

    Read more...
  • 11A no Concurso de Fotografia da BE

    Jul 6, 2020

    11A no Concurso de Fotografia da BE Os alunos do 11.ºA também participam no concurso de fotografia e mostram os seus dotes artísticos e os seus gostos de leitura. Iluminando livros, destacando os autores e o prazer do leitor, este alunos propõem um outro olhar sobre a[…]

    Read more...
  • 11B no Concurso de Fotografia da BE

    Jul 3, 2020

    11B no Concurso de Fotografia da BE Os alunos do 11.ºB do Curso de Artes Visuais também participam no concurso. Com muita arte, eis as fotografias admitidas a concurso.ElisabeteMargaridaMargaridaMargaridaJúliaJúliaJúliaElisabeteElisabeteElisabeteElisabeteElisabeteMartaSofiaElisabete

    Read more...

Memórias da Serafim

  • A Rita

    Jun 29, 2020

    Querida Serafim Leite,Acabou…Acabou o tempo de caminhar todos os dias pelo teu chão, o tempo de sentir a tua alegria por entre as paredes. Acabou o tempo de receber, dentro de ti, os melhores abraços e os mais sábios conselhos.[…]

    Read more...
  • Ainda as oficinas

    Jun 26, 2020

    Ainda as oficinas Foto da planta das novas oficinas e vista aérea de todo o espaço escolar.

    Read more...
  • O carnaval da Serafim Leite

    Jun 26, 2020

    O carnaval da Serafim Leite Desde o início a nossa escola tem participado no desfile do carnaval das escolas de S. João da Madeira. Seguem-se algumas imagens de 2003 para aperitivo do levantamento que está a ser feito. E veja-se como o Agora Nós, na[…]

    Read more...
  • Oficinas: evolução

    Jun 25, 2020

    Oficinas: evolução Estas três fotos ilustram a evolução de um espaço fundamental da Serafim leite.

    Read more...
  • Sempre a evoluir.

    Jun 24, 2020

    Sempre a evoluir. Duas imagens das oficinas do mesmo ângulo. A primeira foto, ainda não datável, ilustra as obras de melhoria das oficinas iniciais. A segunda, o projeto neste momento em construção.

    Read more...

Por aqui...

Temos 28 visitantes e 0 membros em linha