No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na visita à escola do Afonso, fizemos jogos, ouvimos e cantámos uma história, pintámos um desenho e brincámos muito…. com os olhos tapados!

Além disso, ficámos a conhecer o alfabeto Braille, nas caixas de alguns produtos alimentares e de medicamentos! Uau!!! Não imaginávamos que havia uma forma de escrita especial para meninos como o Afonso…

Os alunos do 4.ºB da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro de Arte da Oliva, sendo que puderam observar algumas obras de arte e partilhar as suas ideias.

Deste modo, chegaram à conclusão de que o contacto com a arte é uma forma poderosa de incentivo à expressão pessoal de conexão com o mundo e os outros.

O dia 24 de janeiro, momento consagrado ao Dia Internacional da Educação, teve, neste ano letivo, um sabor bem especial, contando com a intervenção dos jovens deputados da Serafim Leite e das turmas dos 12.º A e B, que receberam, de braços abertos, os pequenos grandes mestres do saber do Agrupamento: as crianças do 4.º ano, das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque.

Assim, a partir de uma das medidas aprovadas na última assembleia d’ «O Parlamento na Serafim» e na senda do Dia Temático do Agrupamento, «Serafim Leite rumo à era digital», os alunos do 1.º ciclo assistiram ao filme «Wall-E», que reenvia não só para o mundo das novas tecnologias, mas também para a preservação ecológica do nosso planeta, no sentido em que se trata de um robô, criado no ano de 2100, com a missão de limpar a Terra coberta por lixo. Para além deste momento cinematográfico, os alunos regozijaram-se, ainda, com uma representação sob a forma de um teatro de fantoches, «Uma Aventura Moderna no Reino da Bicharada» e foram, ainda, protagonistas de um momento de expressão artística, o «Pint’Artes», com motivos alusivos às tecnologias que fazem, cada vez mais, parte da sua vida.

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 4.ºA, da Escola Básica do Parque (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite), usufruíram de mais uma sessão de Educação para a Saúde, dinamizada pelas enfermeiras do Centro de Saúde local.

A escola é um lugar privilegiado de veiculação de hábitos promotores de saúde e esta parceria de colaboração ativa, em prol dos nossos alunos, é excelente.

No dia 15 de fevereiro, fomos fazer uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda e ao Pavilhão da Água, ambos no Porto.

Pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de explorar o Museu Papel Moeda, que oferece uma visão detalhada da história e da importância do dinheiro, ao longo dos séculos. Além das notas e moedas, o museu permitiu, também, uma exposição de miniaturas de veículos, a qual representou uma mais-valia à experiência.

Durante a visita, os alunos puderam aprender sobre diversos tópicos relacionados com a literacia financeira, incluindo a origem do dinheiro e as diferentes características de segurança incorporadas nas notas modernas.

Neste dia dos Namorados, o amor anda no ar. Como complemento às atividades curriculares do PRESSE, os alunos foram desafiados a “Espalhar o amor” pela comunidade escolar.

Esta iniciativa privilegiou as demonstrações por atos de amor... amor num sentido amplo e projetado em várias dimensões.

Para espalhar o amor, os(as) participantes escreveram mensagens dirigidas a quem eles(as) queriam: amigos(as), professores(as), família, aquela pessoa que faz bater o coração mais forte. Além disso, espalharam corações, com mensagens, pela escola inteira!

Dando continuidade ao trabalho realizado pela APICCAPS - Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes e Artigos de Pele e seus Sucedâneos, os alunos do 4.ºB, da Escola Básica de Fundo de Vila, realizaram uma visita de estudo ao museu do calçado, a fim de cativar novos talentos para esta área tão importante na economia e desenvolvimento da nossa cidade, S. João da Madeira.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver como se produz ou constrói um sapato, desde o momento da sua conceção até ao produto final. Visualizaram, ainda, uma exposição histórica do calçado, desde os primeiros modelos até aos mais modernos, bem como algumas técnicas de fabricação e ferramentas utilizadas ao longo do tempo. 

No dia 21 de dezembro de 2023, a turma B, do 9.º ano, participou na atividade “Mesas de Natal”, promovida pela Associação de Estudantes.

A atividade permitiu o convívio entre todos, enquanto decorávamos a mesa com enfeites e comidas típicas do Natal. No nosso caso, como a turma tem alunos de várias nacionalidades, a mesa foi multicultural, decorada com iguarias de vários países e culturas diferentes, entre elas, a China, Angola, Brasil, Ucrânia, Bielorrússia e Portugal.

Esta foi, sem dúvida, uma forma de conhecer e reconhecer outras culturas e como estas celebram o Natal, além de termos tido a possibilidade de provar as delícias natalícias de diferentes países.

No transato dia 21 de fevereiro, decorreu, na Câmara Municipal de S. João da Madeira, a 1.ª sessão respeitante ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, subordinada, no atual mandato, ao tema: «O nosso ALERTA e a nossa ação pela PAZ e pelos DIREITOS HUMANOS».

A sessão abriu com o testemunho dos agrupamentos escolares sanjoanenses que, através de uma representação cultural, deram a conhecer conteúdos tão enriquecedores de diferentes comunidades espalhadas pelo mundo. No caso da Serafim Leite, o aluno Mohammad Yusuf, do 11.º F, acompanhado pelos discentes Jéssica Ferreira (10.º D) e Rúben Marques (11.º C), revelou mistérios do seu país natal, o Afeganistão e, em particular, de Cabul, a capital e o local que o viu nasceu, assim como, em forma de homenagem ao seu pai, o grande herói que abriu caminho para uma nova vida em Portugal, por razões contrárias ao regime afegão, mostrou o grande talento de seu pai, um grande músico que continua a demonstrar o seu talento em terras lusitanas. Foi um momento de muito orgulho e que nos permitiu viajar no tempo e no espaço. Agradecemos ao Yusuf pelo seu testemunho e congratulamo-lo pela sua coragem.

Os alunos do 8.º ano do AESL participaram no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto. Assim, no dia 6 de fevereiro, decorreram sessões de capacitação, nas quais os alunos adquiriram vastos conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola sede.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais, em articulação com o Eco_Escolas, está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com o cronograma previamente definido entre todos os responsáveis, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa «de sonho» do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio um alerta e a respetiva ação em prol da PAZ e dos DIREITOS HUMANOS, em S. João da Madeira, pela voz de crianças e de jovens.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista T, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes).

No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de conhecerem o ciclo do Pão.

A visita a estes equipamentos do Parque do Rio Ul, bem como a recriação do ciclo do pão, permitiu aos alunos constatar que as mós se movimentam através da força da água do rio Ul, moendo os grãos de milho e transformando-os em farinha com a qual, aliás, foram desafiados a fazer uma típica broa de milho. Sem dúvida, uma experiência enriquecedora que ficará, certamente, na memória dos diferentes elementos dos grupos/turmas.

 

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