Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora

No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa visita memorável ao Museu do Calçado, localizado em São João da Madeira.

A visita incluiu uma fascinante exposição intitulada "António, sem título", que proporcionou às crianças novos conhecimentos sobre um tema intimamente ligado ao seu concelho, bem como uma introdução à obra e trajetória deste grande artista. A visita guiada foi conduzida, de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos adquirissem novos conhecimentos.

Além disso, os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de despertar a sua imaginação e criatividade ao participarem numa atividade prática. Inspirados pelo ambiente artístico, criaram "asas para os pés", transformando materiais simples em obras de arte únicas e originais. Esta atividade lúdica não só estimulou o pensamento criativo, como também reforçou a ligação dos alunos ao tema explorado no museu.

A experiência no Museu do Calçado revelou-se uma jornada inesquecível, que uniu educação, arte e cultura, deixando as crianças entusiasmadas e mais conscientes sobre a relevância do património local.

Camões e Pessoa… em pessoa!

No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro, permitindo uma viagem, organizada pelos docentes de Português, cujo passaporte tinha o carimbo de duas obras geniais da nossa Literatura Portuguesa, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

Assim, levantaram âncora os dois atores do grupo “Sem Terra”, verdadeiros arrais, levando a bordo, no barco do AESL, os nossos alunos que, juntamente com Camões e Pessoa, tentaram descobrir o que se passara, afinal, com outra figura tão carismática da nossa nação, Cristiano Ronaldo, desaparecida numa rua de Lisboa. Confuso? Assim parece! Fiquem a saber que o segredo para a resolução deste problema nacional reside nas páginas das grandes obras folheadas no palco da Serafim Leite, cujos versos foram sendo desvendados pelos atores-investigadores.

Assim, a atuação dos «Sem Terra» contribuiu imenso para a compreensão das duas obras icónicas que integram o programa do Ensino Secundário, na disciplina de Português, o que só foi possível pelo dinamismo da dupla de atores que nunca deixou de interagir com o público, de modo surpreendente.

Levar o teatro à escola é, sem dúvida, uma forma de promover a educação e de contribuir para a formação individual e coletiva, educando e abrindo horizontes inimagináveis. Mais uma vez, o teatro, a cultura e a Serafim Leite saíram a ganhar!

No presente ano letivo, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite continua, com toda a determinação, a participar na iniciativa "100% Resíduos - De Lixo a Recursos", a qual faz do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira, uma vez que temos consciência da situação em que se encontra o planeta Terra. Por isso, é impossível, miúdos e graúdos, não continuarmos a insistir nesta problemática e esquecermos a grande necessidade de redução da produção de resíduos ou, na sua inevitabilidade, a necessidade de procedermos à sua correta separação.

Além disso, no AESL, garantimos que todos os espaços da escola possuem um ecoponto constituído por um recipiente azul, um amarelo e um para os indiferenciados. Mais do que isso, alguns grupos de alunos pretendem construir mais eco-escovões, para armazenar as escovas de dentes em fim de vida, e depositrões para equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), assim como pilhas. É assim que continuamos a apostar na separação seletiva de várias fileiras de resíduos.

Por seu lado, as turmas dos mais novos, que frequentam o 5.º ano, neste ano letivo, usufruirão de sessões teóricas em torno desta temática, como já sucedeu com o 5.º C, através da qual aprenderão sobre a transição da designação de lixo para recurso e aprofundarão, igualmente, os conhecimentos sobre a correta separação de todos os resíduos produzidos pelos alunos na escola.

Assembleia Municipal Jovem

Ao longo do 1.º semestre, de acordo com a agenda do programa, os alunos do AESL, do 4.º ao 12.º anos, percorreram as etapas iniciais do programa «Assembleia Municipal Jovem», procurando alcançar um lugar na equipa do Agrupamento. A nova missão tem como desígnio, nesta edição, a luta, por parte das crianças e dos jovens, por melhores condições, no município, para os queridos (bis)avós.

Assim, até aos finais do mês de janeiro, todos os alunos do Agrupamento tiveram a oportunidade de se inscrever, tendo-se formado a lista V, com representatividade de todos os ciclos de ensino, num total de 13 elementos (9 efetivos e 4 suplentes). Numa fase subsequente, tendo por base o tema deste ano letivo, foi elaborado o respetivo Projeto de Recomendação, com três medidas em prol de melhores condições de vida para os idosos sanjoanenses, futuramente, a serem discutidas em plenário.

Após esta fase, a lista candidata realizou a sua campanha, no átrio da escola, defendendo, de forma original, o seu projeto, a que se seguiu o tão esperado momento de sufrágio que culminou na votação, em todo o Agrupamento, do 1.º ao 12.º anos, da lista representante da Serafim Leite, na Assembleia Municipal, liderada pelo aluno Rúben Marques, do 12.º C, e secretariada pela Mariana Martins, do 11.º A.

Terminada esta fase, outras etapas se seguirão… Resta-nos esperar pela ansiada cerimónia de tomada de posse dos jovens deputados que terá lugar no próximo dia 19 de fevereiro, no Fórum Municipal.

No mês de janeiro, o "Cantar das Janeiras" serviu de mote para o encontro intergeracional entre os alunos do 1.º B da Escola de Fundo de Vila e os utentes do Lar S. Manuel.

Assim, numa tarde fria de inverno em que o sol raiou, deslocámo-nos a esta instituição com o propósito de proporcionar momentos de alegria e convívio àqueles que, carinhosamente, tratámos por “avós”. A nossa professora Isabel Silva, o professor Pedro Mergulhão e a assistente Rita conduziram-nos até lá, “equipados” a “preceito”, com as coroas de rei e as pandeiretas que ajudaram a fazer a festa. As nossas coroas brilhavam ao sol, fazendo-nos destacar entre os transeuntes que por nós passavam.

O momento foi emocionante! Alguns rostos “fechados” abriram-se, tendo participado connosco nos cânticos tradicionais, fazendo-se soar a voz de senhoras que identificaram o “Vamos cantar as Janeiras”, de Zeca Afonso. Seguiram-se outras canções tradicionais que o professor Pedro Mergulhão, à viola, desafiou para cantarmos. Houve, até, dança!...

No momento de diálogo, que também se proporcionou, alguns meninos fizeram, de modo espontâneo, algumas questões aos idosos. Seguiram-se momentos de verdadeiros abraços e a promessa de que havemos de lá voltar!

Agradecemos a todos e ao lar por nos ter proporcionado este momento que vamos recordar para sempre!

1.ºB_EB Fundo de Vila

Plano de Inovação em Movimento:

Assembleia Escolar Escolhe Melhorias para a Escola

A Escola Básica do Parque realizou, no dia 10 de janeiro, a sua primeira Assembleia Escolar, integrada no Plano de Inovação, a ser desenvolvido pelo 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite. Este evento pioneiro teve como objetivo promover a cidadania ativa, estimular a participação democrática dos alunos e envolver toda a comunidade educativa na tomada de decisões importantes para o bem-estar escolar.

O momento revelou-se um sucesso através da participação entusiástica dos alunos, que apresentaram propostas, debateram ideias e votaram nas medidas que consideraram mais relevantes para a melhoria da escola. A medida mais votada foi a colocação de relva sintética no campo de futebol, que os alunos defendem como essencial para a criação de um espaço mais seguro e confortável para as atividades desportivas.

Esta Assembleia reflete o compromisso com o desenvolvimento do Plano de Inovação, que visa dar mais protagonismo aos alunos e fomentar o trabalho colaborativo. É muito gratificante ver como as crianças participaram, com seriedade e criatividade, demonstrando uma maturidade surpreendente na escolha de prioridades.

Para o novo desafio, estão, como sempre, de forma enigmática, quatro fotografias de pessoas com quem, com certeza, já nos cruzámos, no nosso dia a dia, no AESL.

Só há uma diferença: os anos que separam a pessoa de outrora do momento atual. Uns anitos… ou mais! Mas as semelhanças estão lá – basta estamos atentos! Por isso, abram bem os olhos e vejam se sabem quem são…

Para que a tarefa seja ainda mais fácil, têm um formulário à vossa disposição com a apresentação de três possibilidades para cada uma das fotografias. Vamos a isso?

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeN59NhSyFZ71ESKvpubX1jh3aQnTWp2DPVW8Ps8gnidlbUoA/viewform?usp=header

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do próximo desafio…

Mas, agora, ficam a saber quem eram os/as colegas do desafio 13. Aqui vão:

1 - Elza Paiva;

2 – Alexandra Pinto;

3 – Augusto Araújo;

4 - Fátima Leite.

Até breve e divirtam-se!

Desafio14 QQ

 

Na biblioteca da escola,

O 3º.A gosta de estar,
De ouvir histórias e de ler,
Pesquisar, estudar e sonhar...

Em dezembro, lá fomos
Ouvir uma história de Natal:
Era um livro pop up 3D,
Uma coisa fenomenal!

Era uma história maravilhosa
Sobre a prenda do Pai Natal
Que tinha renas e um trenó
E uma casa para espreitar.

Para saberes mais sobre esta história,
Vais ter de a procurar,
“Uma prenda para o pai natal”
Com ilustrações de encantar!

3º.A, EB Fundo de Vila

A turma do 11.ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Centro de Arte da Oliva, no dia 6 de janeiro do corrente ano civil. Numa "viagem" de Diálogos entre Arte e Filosofia, a mesma contou com o Mediador Cultural e Coordenador deste Centro, Daniel Costa.

De uma riqueza extraordinária e fundamental, a Arte e a Filosofia buscaram, nesta sessão, a exploração e a compreensão da existência humana, ainda que o tenham feito por caminhos distintos. Enquanto a Arte utilizou formas, cores e expressões sensoriais para transmitir ideias e emoções, a Filosofia trabalhou conceitos, argumentos e reflexões abstratas. Juntas, criaram um espaço de interseção que amplificou o entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Esta experiência proporcionou aos alunos uma maior inspiração e inovação. A Filosofia pode inspirar novas formas de arte, enquanto a Arte pode questionar e expandir limites filosóficos, levando a uma maior aproximação do Humano, no sentido em que ambas as áreas ofereceram formas distintas de compreender a condição humana, unindo razão e emoção, lógica e intuição.  Ampliaram, igualmente, o entendimento humano sobre o significado da existência e da criatividade e, por fim, a Arte, ao tornar as questões filosóficas tangíveis, tornou-as acessíveis a um público mais amplo. Pretendeu-se, portanto, que os alunos tivessem uma perspetiva da Arte e da Filosofia numa dimensão quotidiana, onde ambas as áreas suscitaram este pensamento crítico sobre o mundo, tornando o Homem mais sensível às nuances da existência e à complexidade da vida.

Em pleno século XXI, a violência contra as mulheres continua a ser uma realidade e uma terrível violação dos direitos humanos. Continua-se a viver numa cultura dominada pelos homens que deixa as mulheres numa situação preocupante de vulnerabilidade, negando-lhes a igualdade em termos de direitos e de dignidade.

Esta situação pode mudar e o mundo pode ser bem diferente e muito mais justo!... Sigamos o exemplo de mulheres que não se resignaram, que se revelaram muito capazes, que se afirmaram e que lutaram pelos direitos femininos. Ei-las: Adelaide Cabete, Ana de Castro Osório, Emmeline Pankhurst, Maria de Lurdes Pintassilgo, Marie Curie, Rosa Parks, Simone de Beauvoir, Simone Veil, …

Apoiemos leis e políticas abrangentes que reforcem a proteção dos direitos das mulheres em todas as áreas.

Construamos um mundo que se recuse a tolerar a violência contra as mulheres em qualquer lugar e sob qualquer forma!

Turma 12.ºE – Curso Profissional de Mecatrónica

As Inteligências Artificiais Generativas, embora sejam usadas para pesquisa, são, principalmente, consultadas para a realização de trabalhos. Ainda que a IA seja uma boa ferramenta, cada vez mais, as pessoas limitam-se a copiar e a colar a informação sem se darem ao trabalho de ler ou, até, verificar a veracidade dos dados fornecidos, o que, em muitos casos, faz com que não exista qualquer trabalho próprio e a pessoa em causa, na verdade, não adquire o conhecimento pretendido com o trabalho, podendo levar à criação de uma dependência da IA que tem, como sabemos, um impacto negativo no desenvolvimento da aprendizagem, fazendo com que a pessoa não aprenda e que tenha de recorrer à Inteligência Artificial, sempre que tenha de realizar uma tarefa, mesmo que seja simples.

Outro ponto negativo é, também, a originalidade e a criatividade pessoal, porque, ao existir a dependência da IA, todos são afetados, fazendo com que ninguém consiga criar algo da sua própria cabeça, baseando-se apenas nas informações fornecidas pela IA.

A forma como usamos a IA Generativa é como fonte de pesquisa - fazemos uma pergunta, lemos e analisamos a resposta. Se encontrarmos algo que não entendemos, perguntamos, de novo, à IA para que esta explique. Quando, mesmo assim, não temos 100% de certeza sobre o que foi dito, fazemos uma pesquisa no motor de busca para procurar evidências que suportem a informação que temos e só depois disso é que utilizamos a referida informação.

A 10 de dezembro de 1948, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de proteger a igualdade de direitos entre seres humanos.

Os direitos humanos são garantias jurídicas universais que prometem dar proteção aos indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana.

Por isso, como todos nós sabemos, são normas que abrangem toda a comunidade! Independentemente da raça, género, nacionalidade, etnia, religião ou qualquer outra condição, a pessoa tem o privilégio de reter os seus direitos. Há vários tipos de direitos, tais como; civis, económicos, políticos, sociais e ou culturais.

Segundo a ONU, "Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros, em espírito de fraternidade."

Como podemos perceber, os direitos são algumas condições que pertencem a todos, mas também não nos podemos esquecer que, ao estarmos a usufruir dos nossos direitos, não podemos desrespeitar os das outras pessoas.

 
 
 

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