Na senda de anos anteriores, a Serafim Leite aderiu ao “Concurso Nacional de Leitura”, uma das inúmeras iniciativas do “Plano Nacional de Leitura” (PNL), dinamizado pelo Departamento de Línguas e pela Biblioteca do nosso Agrupamento.
Assim, no âmbito da 10.ª edição deste evento, realizou-se, no pretérito dia 6 de janeiro, pelas 14h30, na nossa Escola, a primeira fase do referido concurso. Como vem sendo habitual, os alunos aderiram, significativamente, a esta iniciativa (17 no Ensino Secundário e 28 no Ensino Básico).


Para a prestação das diferentes provas, a fim de se apurarem os dignos representantes da Serafim Leite, os docentes de Português escolheram quatro obras, duas para cada nível de ensino, as quais foram, previamente, analisadas pelas docentes envolvidas:
- O Rapaz do Pijama às Riscas, de John Boyne e As Aventuras de João Sem Medo, de José Gomes Ferreira (Ensino Básico);
- Tanta Gente, Mariana, de Maria Judite de Carvalho e Nas Tuas Mãos, de Inês Pedrosa (Ensino Secundário).
Tendo por base a leitura atenta destas obras, os alunos procederam à realização da prova escrita, composta por 30 questões, e as suas prestações ditaram que os finalistas de cada grau de ensino foram os seguintes:

- Ensino Básico:
* Joana Martins (7.º B): 52 pontos (1.º lugar)
* Tiago Lucas Tavares (7.º B): 52 pontos (2.º lugar)
* José Pedro Santos (7.º B): 50 pontos (3.º lugar)
* Diogo Mendes (7.º A): 46 pontos (4.º lugar)
* Diogo Cruz (8.º A): 46 pontos (5.º lugar)
* Júlia da Costa (7.º A): 44 pontos (6.º lugar)

- Ensino Secundário:
* Ana Carina Correia (11.º B): 42 pontos (1.º lugar)
* Jessica Maia (11.º B): 40 pontos (2.º lugar)
* Marta Reis (11.º B): 40 pontos (3.º lugar)
* Bernardo Pedrosa (11.º B): 38 pontos (4.º lugar)
* Marta Silva (11.º B): 36 pontos (5.º lugar)
* Leonardo Costa (11.º B): 36 pontos (6.º lugar)

Já no dia 13 de janeiro, pelas 14h30, teve lugar a segunda fase deste concurso (prova oral), que decorreu na Biblioteca Escolar e que contou com a presença dos finalistas. A orientar esta sessão esteve a professora Dina Sarabando que deu cumprimento às quatro etapas previstas no respetivo regulamento: Compreensão e Conhecimentos; Leitura e Expressão; Escrita e Criatividade; Argumentação e Raciocínio.
O júri, constituído pelas professoras de Português (Cláudia Proença e Maria Isabel Gaspar), pela Coordenadora do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar (Manuela Balseiro) e por um dos elementos da equipa da Biblioteca Escolar (Ana Isabel Azevedo), foi responsável pela atribuição da pontuação à prestação de cada candidato que foi dando mostras do seu conhecimento em torno das obras em jogo.
A viagem pelo mundo da ficção (ou não!) literária, nacional e estrangeira, chegou ao fim, assim que foram concluídas as quatro etapas da prova. O júri, entretanto, procedeu à contagem dos pontos atribuídos por cada elemento, tendo os respetivos resultados, em clima de euforia misturada com tristeza, sido comunicados a todos os presentes.
Assim, os alunos que representarão o nosso Agrupamento, na fase distrital, dando continuidade a este projeto nacional, em data a designar, são os seguintes:

* Ensino Básico:
- Diogo Cruz (1.º lugar, 8.º A);
- Joana Martins (2.º lugar, 7.º B);
- Tiago Lucas Tavares (3.º lugar, 7.º B).

* Ensino Secundário:
- Marta Reis (1.º lugar, 11.º B);
- Ana Carina Correia (2.º lugar, 11.º B);
- Bernardo Pedrosa (3.º lugar, 11.º B).

Em nome do Departamento de Línguas e da Biblioteca Escolar, os nossos parabéns! E… já agora, aproveitem para LER!

 

Dina Sarabando
Manuela Balseiro
Susana Silva

TODAS AS IMAGENS EM

Concurso Nacional de Leitura

dois painéis