Nos dias 17 e 18 de março, decorreram no nosso Agrupamento os Dias Abertos. A Biblioteca Escolar não quis deixar de aproveitar essa oportunidade para levar a cabo várias iniciativas, todas elas orientadas na mesma direção: promover a leitura e mostrar a importância do livro na formação integral dos nossos alunos. Dessas atividades vos damos conta seguidamente, autenticadas por uma viagem fotográfica que ilustra bem o fervilhar de letras que animou aquele espaço e as pessoas que por ele passaram.

 

O Livro Objeto


A operação Semana da Leitura prossegue, agora orientada para os alunos do Ensino Secundário, particularmente dos cursos de Artes Visuais e Design Gráfico – dia 16 de março, às 10h30, auditório da EBSSL. A palestra sobre “O Livro Objeto”, dinamizada pelas formadoras do Centro de Arte de S. João da Madeira – Andreia Couto e Sofia Neto, ex-alunas da nossa escola – problematizou a questão do livro como objeto de arte. Através da apresentação de diferentes abordagens do livro, as palestrantes traçaram um trajeto de consciencialização de que este objeto tem seduzido gerações e gerações, não só pelo seu conteúdo, mas também pela sua forma e suporte.
O livro, enquanto suporte, foi lido e criado mais um elo de leitura.

 

O 6.ºA descobre Mozart


O 6.ºA foi também atingido por mais um elo de leitura - dia 17 de março de 2016, às 10h30, na BE da EBSSL. Assim, da leitura da obra “Dó e Mi descobrem Mozart” de Isabel Zambujal, os alunos partiram à procura deste grande compositor que tem apaixonado gerações. Acompanhados pela música de Mozart, de livros sobre o autor e de instrumentos musicais, os alunos foram realizando as diferentes atividades e, no final, conquistaram o certificado que atesta que o 6.ºA conhece Mozart.
Mais um elo… mais uma leitura…

 

CHÁ COM MÚSICA E LIVROS – mais um elo de leitura…


No dia 18 de março de 2016, pelas 18 horas, na biblioteca da EBSSL e no âmbito da Semana da Leitura, ocorreu a atividade Chá com Livros e Música. Os alunos dos 5.ºC e 6.ºB mostraram os seus dotes musicais, com a orientação da professora Ana Paula Oliveira, e os pais mostraram os seus dotes de leitores. E entre o canto e a música tocada na flauta pelos alunos, foram-se ouvindo textos selecionados pelos pais. A Associação de Pais e Encarregados de Educação esteve muito bem representada e também fez questão de dar o exemplo e ler para todos os presentes. Claro que os pais também cantaram e houve até quem trouxesse a viola e nos presenteasse com uma composição dos Deolinda!
Como referiu a diretora do Agrupamento, esta foi uma semana “recheada de atividades” e esta é, sem dúvida, uma iniciativa a repetir, acrescentaríamos nós.
De pequenino se faz o leitor, mas é preciso ir acompanhando esta relação com a leitura à medida que se vai crescendo… os encarregados de educação que estiveram na sessão quiseram dizer “Sim, eu estou presente no acompanhamento do meu educando e na promoção e incentivo à leitura”.
Boa! Estamos todos em sintonia! Como na música…

 

Leituras Partilhadas – projeto OLA: mais um elo de leitura

No dia 17 de março de 2016, pelas 14h30, aconteceu a sessão de partilha de leituras do projeto O.L.A. – Operação Leitor Ativo, na biblioteca da EBSSL. Os intervenientes foram os alunos do 10.º A/B da EBSSL e da Universidade Sénior de S. João da Madeira.
Orientados pelos professores Dina Sarabando e Celestino Pinheiro, os alunos da EBSSL apresentaram as obras do Projeto de Leitura da disciplina de Português - O Nome da Rosa, homenagem póstuma a Umberto Eco, Fala-lhes de Batalhas, de Reis e de Elefantes de Mathias Énard, A Castro de António Ferreira, As Cruzadas Vistas pelos Árabes de Amin Maalouf, Ciranda de Pedra de Lygia Fagundes Telles e Tanta Gente, Mariana de Maria Judite Carvalho.
Os alunos da Universidade Sénior de SJM partilharam a leitura das obras: A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, Novos Contos da Montanha, de Miguel Torga e Unhas Negras do escritor sanjoanense João da Silva Correia.
Desta partilha, todos saíram mais enriquecidos pelas diferentes visões das obras apresentadas e mais unidos em torno deste objeto que, contrariando os discursos mais apocalíticos, teima em continuar a exercer o seu fascínio – o livro.
No final, o convívio entre os alunos das duas instituições demonstrou que a leitura cria, sem dúvida, elos fortes que permitem o diálogo entre diferentes gerações.

 

Novo elo de leitura – O Segredo do Rio, de Miguel Sousa Tavares

No dia 14 de Março, o 1.º turno da turma B do 12.º ano apresentou uma adaptação para teatro de fantoches da obra O Segredo do Rio de Miguel Sousa Tavares. As turmas do 3.º ciclo foram convidadas a assistir a este segredo, tendo acompanhado não só a representação como também a montagem do espetáculo. Esta atividade decorreu do trabalho a desenvolver no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, tendo como orientadora a professora Teresa Soares.
O resultado foi fantástico!
A biblioteca agradece o empenho de todos na concretização de mais um sonho.

 

Autor do mês de março na BE – Miguel Sousa Tavares

A biblioteca escolar dedicou o mês de março à leitura da obra de Miguel Sousa Tavares. Os visitantes foram convidados a conhecer os gostos, vivências e experiências deste autor que marcam a sua obra e motivaram trabalhos dos alunos.
A exposição estará patente na BE da EBSSL até ao final deste mês.

Os Monstros Embalsamados, de Paulo Condessa


Dia 15 de março, duas sessões de Poesia Performativa, dinamizadas por Paulo Condessa, nos Paços da Cultura de S. João da Madeira: às 10h30, para os alunos do 6.º ano – turmas B e C; às 14h30, para a turma A do 8.º ano.
Paulo Condessa convocou para este espetáculo vários Monstros Sagrados, entenda-se “vários poetas consagrados”, e interpretou textos de Camões, Pessoa, Florbela Espanca, Ary dos Santos, Sophia de Mello Breyner, Gonçalo M. Tavares, entre muitos outros
Os alunos puderam assistir a uma forma diferente de ler / interpretar poesia e mais um elo de leitura foi criado.

 

 Mais um elo de leitura – Os Pássaros também se sentam, de Nanni Pinto

No dia 14 de março de 2016, pelas 14h30, os alunos do 4.º ano da EB1 de Fundo de Vila foram assistir à apresentação do livro Os Pássaros também se sentam de Nanni Pinto, na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira.
Os alunos gostaram da apresentação, onde puderam não só ouvir a história contada pela própria autora, como também puderam fazer um breve exercício de meditação e compreender que a observação do mundo que nos rodeia é muito importante. A escritora Nanni Pinto conseguiu fazer com que os alunos percebessem que é nas pequenas coisas, nas situações mais singelas que podem estar verdadeiros momentos de felicidade – sentir o sol, ver um carreirinho de formigas na sua vida agitada, observar uma lagartixa…
No caminho de regresso pudemos ir aplicando o que tínhamos experienciado com a leitura do livro de Nanni Pinto – como viemos a pé, pudemos aproveitar o sol, partilhar boas conversas e confidenciar o grande amor pelos animais.
Mais um elo de leitura dourado pelo sol e pela simplicidade.

 

Elos de leitura com música


Às 10h30 do dia 18 de março, o 2.º CEB convocou todos os elementos da escola para assistirem à sua atuação. Esta decorreu no auditório da EBSSL e contou com a participação de cerca de 100 alunos, orientados pela professora Ana Paula e contando com a organização da equipa da BE. Vários foram os temas que se puderam ouvir - cantados, ritmados ou tocados na flauta – desde “Playback”, do saudoso Carlos Paião, aos “Óculos de Sol”, passando pela música romântica de Céline Dion do filme “Titanic”, continuando no determinado “Hit The Road, Jack!”, entre outros e terminando com o espetacular tema “We are the World”.
A assistência não ficou indiferente à atuação destes grandes artistas e, com a ajuda da projeção em Karaoke, foi lendo e entoando as diferentes canções.
Um elo de leitura muito especial e melodioso…

A Equipa da Biblioteca

 

E agora, as fotos - Clique em:

Dias Abertos na Biblioteca